Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde capacita profissionais de Urgência e Emergência para intervenções em casos de tentativa de suicídio
Qualificação é voltada para profissionais de Teresina e Parnaíba
A Secretaria de Estado da Saúde promove amanhã (21) curso de qualificação em urgência em emergência em saúde mental para intervenção em situações de crise e acolhimento às pessoas que cometem tentativas de suicídio. A capacitação é voltada para atendentes e médicos do SAMU da Central de Regulação no Estado, de Teresina e Parnaíba, além do grupo de crise do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
As discussões acontecem de 8h às 17h no auditório do Hospital Getúlio Vargas. A qualificação desses profissionais da Rede de Urgência e Emergência do Estado é mais uma etapa de execução das ações do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, lançado no final de agosto deste ano.
Esse curso vem qualificar os profissionais para o melhor manejo e acolhimento, explicando como está estruturada a rede e o fluxo assistencial para essa demanda específica.
Serão ministradas palestras com psiquiatras e psicólogos sobre valorização da vida, oficinas sobre intervenção em crise em saúde mental e também sobre sensibilização da vida e cuidado aos profissionais do SAMU, ao realizar o atendimento nesses casos específicos. A programação do protocolo clínico do SAMU e fluxos assistenciais do Estado também serão apresentados.
“Essa capacitação é o pontapé das qualificações propostas pelo Estado no Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio. Estamos qualificando, dialogando, informando a população em geral sobre como prevenir, tratar, sobre as redes disponíveis e existentes no Estado, quais são os parceiros e como a pessoa pode ajudar quem precisa num momento de grande fragilidade emocional”, comenta Gisele Martins, gerente de Saúde Mental do Estado, completando que posteriormente serão qualificados outros profissionais de saúde, tanto que atuam na Rede de Atenção Psicossocial(RAPS), como nos hospitais gerais , no interior do Estado.
Por: Denise Nascimento