Maternidade capacita profissionais acerca de relacionamento humano Oficina Desenvolvimento Contínuo de Pessoas

Com o intuito de instrumentalizar os colaboradores com técnicas facilitadoras e ferramentas eficazes para o desenvolvimento de competências básicas, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDer) realizou, com um grupo de 30 colaboradores, a Oficina Desenvolvimento Contínuo de Pessoas com o tema “Comportamento: atitudes e resultados”.

O curso foi uma realização do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

A oficina teve como objetivo mergulhar em temas como relacionamento, comunicação e feedback, liderança, postura ética, gestão de conflitos e administração de tempo. Os colaboradores que integram a equipe multiprofissional da instituição, público-alvo da capacitação, servirão como multiplicadores do conhecimento adquirido em seus respectivos setores. Com carga horária de 8 h/a, a capacitação teve como instrutor o consultor comportamental Wagner Galletti Valença, que representou o HAOC.

Além da formação em Administração com Recursos Humanos e Neurolinguística, Wagner é um estudioso na área de relacionamentos humanos. “Tudo que acontece está relacionado com as atitudes que cada um de nós tem”, disse o consultor, lembrando que os aspectos abordados são ligados a identificar e reconhecer diferenças entre as pessoas de maneira que, a partir desses reconhecimentos, se possa tratar as mesmas de uma maneira mais adequada, estabelecendo vínculos de confiança entre grupos.

Durante o treinamento, foram discutidos vários aspectos, como as características de cada pessoa, como processo individual que traduzem em resultados dentro de equipes, comunicação - valor e importância, além de aspectos de liderança no sentido de gestão de pessoas em cima de resultados, confiança, credibilidade, administração de tempo. “Cada vez mais a impressão que se tem é que o tempo está diminuindo e a discussão é para mostrar que esse fenômeno não é tão correto dessa forma”, afirmou Valença, lembrando que é preciso entender que o valor do tempo é o uso que fazemos dele.

A capacitação contou com palestras e dinâmicas de grupo. O consultor afirmou que todos os aspectos relacionados às relações humanas, pensando não só nas relações entre equipes, mas também o quanto disso pode ser associado ao atendimento, área assistencial, área de atendimento com pacientes e familiares para tornar o processo mais justo “para que se tenha confiança absoluta que aquilo que preciso é que as pessoas se comprometam e que a gente obtenha. Um dos outros ganhos que se tem, fazendo dessa forma, é que conseguimos manter um equilíbrio emocional mais intenso e, com isso, a minha capacidade de argumentar, de convencer os outros cresce”, explicou Wagner. Ele explica que o porquê de tudo isso é o resultado que qualquer pessoa obtém não é só dela e sim do esforço de todos, que é um trabalho de equipe.

Reestruturação dos Hospitais Públicos

O projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos é uma parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

É formado por uma equipe multiprofissional que realiza visitas mensais às instituições e atualmente atua em 18 hospitais do Norte e Nordeste. O trabalho teve início na Maternidade Evangelina Rosa em março do ano passado, com a elaboração do diagnóstico situacional e plano de ação a serem desenvolvidos a curto, médio e longo prazo.

Por Astrid Lages