Ascom HEDA promove roda de conversa com mães

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, realiza mensalmente o “Parto na Praça”, projeto da maternidade que traz para mais perto da comunidade debates sobre gestação, maternidade, paternidade, além de mostrar as ações do HEDA, esclarecer dúvidas e incentivar o parto natural. As ações são realizadas em praças e locais públicos, sempre com uma abordagem diferente. 

Pelo Agosto Dourado, mês que se ressalta a importância as amamentação, o projeto realizou no último domingo (27), na praça Mandu Ladino, dinâmicas e  roda de conversa com a comunidade e profissionais da saúde como enfermeiras, psicólogas e dentistas sobre o aleitamento e benefícios para o bebê.  


“O objetivo é levar as atividades do HEDA para a comunidade, aproximar, acolher, esclarecer, mostrar como funciona nosso acolhimento, incentivar o parto natural e o aleitamento”, esclarece a diretora de Enfermaria do HEDA, Janailda Furtado. 

A equipe da maternidade do HEDA realiza simulações de um parto com equipamentos semelhantes aos que são utilizados na obstetrícia e mostram às gestantes como são realizados os procedimentos, explicando ainda sobre a Rede Cegonha e serviços do Estado. Os profissionais de saúde também abordam sobre crianças especiais e tabus que envolvem a questão. O projeto vai ser expandido também para Luís Correia, sendo denominado Parto na Praia.

Rede de assistência à mulher e ao bebê

A Secretaria de Estado da Saúde implanta em todo o Estado a Rede Cegonha, numa estratégia para cuidar e ofertar uma assistência qualificada e humanizada à mulher, seja no parto ou pós-parto, e ainda nos cuidados ao recém-nascido. Do litoral ao sertão, a expansão dos serviços que garante cuidado mais próximo da família.

Em Parnaíba, o fortalecimento à gestante é garantido no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA). Em agosto, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, inaugurou a Casa da Gestante e dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal(UCIN). Ao final de 2015, foram dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(UTIN).

Em breve, mais outra importante obra: o Centro de Parto Normal, que deverá ser entregue ainda em 2017.


Por: Denise Nascimento