Jacira Araújo, 71 anos. Há 16 anos ele foi vítima de um acidente que atingiu algumas de suas vértebras. Começavam as doficuldades para se locomover. “Na minha casa existem cordas por todos os lados. É assim que eu consigo me locomover dentro de casa, me apoiando nas cordas”. Há cinco anos ela começou a fazer fisioterapia. Agora anda apoiada por bengalas, movimenta melhor as pernas, mas ainda não consegue ficar em pé sem apoios. Dona Jacira será uma das pacientes do Centro de Fisioaterapia de Luzilândia, inaugurado ontem, 08, pelo governador Wellington Dias, a secretária Rejane Dias e o secretário da Saúde, Assis Carvalho.
Luzilândia é a 29ª cidade a receber um serviço de reabilitação física. A Rede Estadual de Reabilitação é uma parceria entre a Seid, Secretaria da Saúde e Ministério da Saúde. O Centro foi cosntruído em anexo ao Hospital Gerson Castelo Branco e vai ser referência para 2.533 pessoas com algum tipo de deficiência nos municípios de Luzilândia, Joca Marques e Madeiro. O valor total do investimento foi de R$ 192.302,41com recursos oriundos do Tesouro Estadual e Ministério da Saúde.
O secretário Assis Carvalho falou que o projeto original de Rede Estadual de Reabilitação contava com 33 centros de complexidades diferenciadas, mas que foram acrescentados mais sete centros, totalizando assim 40 serviços de fisioterapia que serão concluídos até o final deste ano. “Esta é uma obra considerada simples, mas que tem um valor inestimável principalmente para o paciente que terá a oportunidade de reabilitação pelo SUS. Com os Centros estamos regionalizando o serviço, levando para mais perto do cidadão uma especialidade como a fisioterapia”, disse o secretário, destacando ainda que essas obras serão lembradas por oportunizar a inclusão social.
O deputado Themístocles Filho deu um depoimento como paciente. “Como todos sabem eu fui vítima de um AVC há alguns anos e precisei muito da fisioterapia para me recuperar. Sou testemunha de que o tratamento funciona”, afirmou.
A estrutura básica do Centro possui sala de eletroterapia, que serve para estimular a musculatura e tratar processos inflamatórios, ginásio terapêutico, recepção, sala de consultas, banheiros adaptados e copa. O fisioterapeuta concursado pelo Governo do Estado, Marcelo Maia será o responspável pelo atendimento.
Por Sana Moraes