Cerca de 150 países comemoram hoje, 16, o Dia Mundial da Alimentação. Entre tantas importâncias, a maior é discutir sobre os desafios da segurança alimentar e nutricional, e ainda como mantê-las de forma digna a todas as pessoas.
O tema deste ano, definido pela Organização das Nações Unidas é “Segurança Alimentar Mundial: os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia”. No Brasil, a data é comemorada com inúmeras atividades em todo o país e por isso transformada em Semana Mundial da Alimentação, que acontece de 12 a 18 de Outubro.
No Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde promove o III Seminário Estadual de Promoção da Alimentação Saudável e I Fórum Municipal Promoção da Alimentação Saudável, no Atlantic City, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde. “Esse Seminário tem uma grande importância, pois em pleno século XXI ainda temos milhares de pessoas que não podem se alimentar e quando fazemos reuniões, debatemos como podemos garantir as alimentações básicas para qualquer ser humano. Não se pode falar em saúde sem falar em alimentação primeiro”, disse o secretário de Saúde, Assis Carvalho.
O evento é direcionado para estudantes das áreas de saúde e de ciências agrárias.
A coordenadora estadual do programa Fome Zero e do Conselho estadual de segurança alimentar, Rosângela Sobrinho, destacou os desafios de promover a alimentação saudável. “O grande desafio que enfrentamos hoje é quanto à distribuição de alimentos, para isso buscamos ao máximo aproveitar nossas potencialidades para garantir alimentos não só para essa geração, como para gerações futuras”.
Por Samira Ramalho