Depois de uma espera de quase 20 anos, o Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas, começa, hoje, 08, a transferência para o Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha(HUT). O primeiro paciente a ser transferido sairá no HGV às 14h. Esse processo deve acontecer de forma gradativa obedecendo aos critérios técnicos existentes a fim de não prejudicar os pacientes. Após a inauguração do HUT no último dia 05 de maio, com a presença do presidente Lula, a equipe técnica do HGV, reuniu-se hoje, 08, com o secretário de saúde, Assis Carvalho e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando Gonçalves, onde ficou definido que os pacientes clínicos e os que estão nos corredores do Pronto-Socorro do HGV já vão ser transferidos a partir das 14 horas para o HUT. Segundo explica o diretor do HGV, Noé Fortes, a Comissão responsável pela organização e planejamento da transferência decidiu que o HGV vai fazer a triagem dos pacientes e que os casos simples serão transferidos pelas ambulâncias do SAMU, que ficarão na porta do Pronto-Socorro para qualquer eventualidade. Fortes acredita que cerca de 100 profissionais serão encaminhados para o HUT até o começo da próxima semana. “A equipe será dividida. O HUT receberá os pacientes referenciados e triados pelo HGV e este por outrolado, continuará com os pacientes graves politraumatizados, que necessitam de intervenções neurológicas”, esclareceu. Após os 60 dias de transição, o espaço que hoje funciona o Pronto-Socorro vai sofrer mudanças em sua estrutura física. “Está previsto a recuperação deste espaço com aumento dos leitos de UTI e salas do centro cirúrgico e também o aumento da área de imagem do hospital, com a implantação de um serviço de ultrassom e ressonância magnética”, disse Noé Fortes. A outra grande novidade é que o HGV será credenciado para alta complexidade em todas as clínicas e contará com outros serviços como o diagnóstico e tratamento para casos de câncer, a implantação de radioterapia e de um serviço de hemodinâmica.