Membros dos mais diversos segmentos da sociedade civil (profissionais de saúde, educação, Maçonaria, Rotary Clube, Polícia Militar, religiosos, universidades públicas e particulares, secretaria municipal de Saúde e Vereadores) estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Oeiras para discutir o lançamento da Campanha Estadual para incentivar o cadastro no Registro Nacional Doadores de Medula Óssea (REDOME). A campanha deve ser lançada ainda este mês pelo governador Wellington Dias e pelo secretário Assis Carvalho. Os primeiros municípios escolhidos para o lançamento da campanha são Picos e Oeiras. Atualmente, a lista de espera por um transplante de medula no Piauí possui mais de 11 pacientes. A Coordenadora do Ambulatório do HEMOPI e enfermeira, Rosa Hiêuda Gonçalves, falou que essas reuniões servem de prévia para tirar as principais dúvidas sobre a questão da doação de medula óssea. Para de cadastrar no REDOME, basta que a pessoa doe 10ml de sangue para que seja feito o mapeamento genético do sangue coletado, a partir daí passa a fazer parte de um banco de possíveis doadores em todo o mundo. O HEMOPI estará fazendo uma série de visitas a alguns municípios para esclarecer a sociedade sobre a importância da doação de medula óssea. “Fazer parte do REDOME não tem custo nenhum para o doador, mas pode significar uma nova vida para quem está na fila de espera”, disse Rosa.