Por Sana Moraes Diretores das regionais de saúde estiveram reunidos hoje, 03, em Floriano para discutir a redefinição do papel das regionais, bem como planejar estrategicamente as ações para o ano de 2008. O I Encontro dos Gestores das Regionais de Saúde do Piauí é uma promoção da Secretaria Estadual de Saúde através da Diretoria de Descentralização e Organização Hospitalar. Para o secretário Assis Carvalho, o papel das regionais deve ser revisto e otimizado. “Precisamos redefinir o papel dessas estruturas dentro da rede de saúde estadual. Precisamos avaliar a sua real importância dentro desse processo de regionalização, principalemnte agora que estamos criando as Centrais de Regulação. Com a implantação das centrais nós estaremos otimizando os recursos gastos com a saúde e organizando a estrutura hospitalar, precisamos agora definir qual será o papel das regionais nesse processo”, afirmou durtante a abertura do evento. As Regionais de Saúde, que no Piauí somam 18, funcionam como uma instância administrativa intermediária, que tem como objetivo apoio e cooperação técnica junto aos municípios. A gerente de Descentralização da Secretaria da Saúde, Cristiane Moura Fé, destaca que com o planajamenteo, as ações desencolvidas pelas regionais podem ser potencializadas. “As regionais precisam estar avaliando a sua função e estar também incorporando outras novas, que são previstas no Pacto pela Saúde”, explica. De acordo com o Coordenador da Regional de Parnaíba, Luis Carlos Silva, a Regional de Saúde é a parte do estado mais próxima dos municípios. capacitada para acompanhar cada um, monitorando e dando o suporte necessário. “O papel da Regional hoje é articular, assessorar, acompanhar e orientar junto aos seus municípios vinculados. É também planejar ações, dialogar, monitorar e repassar informações pertinentes à Secretaria de Saúde do Estado”, disse o coordenador. Das 18 regionais, 11 estiveram representadas no evento realizado no Hotel Rio Parnaíba, que contou com a presença do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues; da vereadora Elda Bucar; do coordenador da Funasa, Paulo Roberto e do secretário municipal de saúde de Floriano, Oscar Procópio.