O farmacêutico bioquímico, Ronaldo da Costa assumiu nesta terça-feira, 27, o Laboratório Central do Estado. O ex-conselheiro do Conselho Federal de Farmácia assume o lugar de Osvaldo Bonfim, que agora é diretor da Unidade de Assistência Farmacêutica do Estado. Para Ronaldo da Costa, o maior desafio é fazer o Lacen crescer ainda mais, tanto no que se refere a volume quanto a qualidade de exames. “Temos vários serviços novos sendo implantados. Vamos dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Osvaldo dando prioridade ao Laboratório de Toxicologia, o Laboratório de Genética Toxicológica, que será importante para a área de Saúde do Trabalhador, além da implantação da Fase II do Teste do Pezinho, que será uma nova fase do programa de triagem neonatal. Outro grande desafio é a gestão de qualidade que estamos implantando para garantir que o Laboratório possa mudar de nível”, destaca Ronaldo. Já o diretor da Assistência Farmacêutica ressalta que a Diretoria vem trabalhando para solucionar alguns problemas históricos e que estão recebendo prioridade por parte do secretário de Saúde, Assis Carvalho. “Vamos inaugurar a Central de Abastecimento Farmacêutico, em que centralizaremos as compras e distribuição de medicamentos de todos os hospitais da rede estadual. Também vamos ampliar Farmácia Popular do Brasil, entregando a Farmácia de Bom Jesus, Floriano e Parnaíba e preparar mais projetos para inaugurarmos no próximo ano mais dez Farmácias. Outra prioridade é a entrega das novas instalações da Farmácia de Medicamento Excepcional, que vai custar R$ 1 milhão e que será toda equipada e pronta para atender as necessidades da população”, disse Osvaldo Bonfim.