A Vigilância Epidemiológica do Estado do Piauí, recebeu menção honrosa como "serviço destaque" na maior emergência em saúde pública deste século. A honraria foi concedida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em virtude do exitoso trabalho e esforço despendidos durante a pandemia da covid-19.

Para Herlon Guimarães, superintendente de atenção primária à saúde e municípios, o trabalho quando realizado em equipe tem uma tendência a colher bons frutos.

“Esta menção honrosa recebida pelo governo do estado do Piauí através da Secretaria Estadual da Saúde, demonstra a responsabilidade que  foi e que está sendo realizado pela Sesapi no tocante à COVID. É claro que existem diferentes atores, e essa menção honrosa deve ser estendida a todos os profissionais de saúde envolvidos, a todos os gestores, aos conselhos municipais e estaduais de saúde às universidades e aos hospitais municipais e estaduais. É um grande número de profissionais e de situações envolvidos. A nossa comunicação que trabalhou arduamente para comunicar para toda a população e, claro o ator principal, que foi o que atendeu ao chamado de todos nós como profissionais de saúde que é a população. Então, o estado do Piauí está de parabéns, isso é fruto de reconhecimento de todo um trabalho realizado, apesar das dúvidas, por conta de uma doença nova que ainda estava sendo estudada. E apesar de todas as dúvidas o estado do Piauí está sendo mais uma vez reconhecido perante a Organização Pan-americana de Saúde, (OPAS) e pelo Ministério da Saúde, como um trabalho exemplar, que foi realizado tanto na produção de dados, científicos como nas ações implementadas no estado do Piauí. Isso é um fruto de um trabalho em equipe visando o bem comum para a população, que envolveu grandes profissionais da epidemiologia. Estamos todos de parabéns por essa menção honrosa. E que sirva de combustível para que estejamos sempre aprimorando nossas ações e sempre ofertando um serviço de qualidade através da saúde pública para a população”, comemora o superintendente.

Representaram a Sesapi no evento a técnica da epidemiologia e do CIEVS Márcia Araújo e Joana Carolina técnica do Lacen-Piauí. Segundo a mensagem escrita no documento, a homenagem está sendo entregue para todos que contribuíram com dedicação, trabalho, conhecimento e experiências profissionais em prol da saúde da população brasileira. O secretário de Saúde do Estado do Piauí, Neris Junior, dedica essa honraria a todos que fazem parte da saúde do Piauí. “Parabéns pela determinação na nobre tarefa de salvar vidas”.