A Escola de Saúde Pública do Piauí (ESPPI) realizou, na noite desta quinta-feira, dia 18, a solenidade de colação de grau dos formandos do curso técnico de órtese e prótese de 2023. O evento, que aconteceu no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), marca a conclusão de um ciclo importante na formação desses profissionais.

A ESPPI tem como objetivo fortalecer a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, buscando qualificar profissionais de saúde, gestores e usuários que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição é vinculada à Superintendência de Gestão de Administração e à Diretoria de Unidade de Gestão de Pessoas. A ESPPI integra a Escola Técnica do SUS (ETSUS) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI). Além disso, a ESPPI funciona em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), potencializando suas ações educativas.

Maria de Jesus Dias de Araújo, pedagoga e sanitarista, gerente da Escola de Saúde Pública do Estado do Piauí, destacou a importância dos cursos oferecidos pela instituição. "A formação de trabalhadoras e trabalhadores do SUS deve ser contínua e permanente e, é fundamental para a melhoria dos serviços de saúde ofertados à população. Os cursos da ESPPI visam a valorização dos trabalhadores na busca pelo conhecimento e a transformação da prática do fazer cotidiano, resultando na oferta de serviços eficientes e eficazes e o fortalecimento do SUS", afirmou.

Segundo Leila Santos, superintende de Atenção Primaria à Saúde e Municípios, o curso técnico de órtese e prótese representa uma melhor qualidade no atendimento para quem precisa. "A Escola de Saúde Pública do Piauí é fundamental na formação de profissionais capacitados. Esse é um momento importante para nosso estado, pois, essa é a primeira turma desses profissionais, que serão importantes na produção, na adaptação e na manutenção de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção que são equipamentos tão importantes na vida de pessoas com deficiência no nosso estado”, ressaltou.

Flávio Domingo da Silva, formando da turma do curso técnico de órtese e prótese, expressou a satisfação de ter participado dessa primeira turma. “O curso proporcionou uma troca de experiências com pessoas de outros estados, onde aprendemos novas técnicas e tiramos dúvidas. Isso é gratificante e vai nos proporcionar mais segurança e conhecimento para atender o nosso paciente da melhor forma. Estou grato por ter participado desse curso e espero participar de outros”, diz.

A cerimônia de colação de grau marca um momento de celebração e reconhecimento do esforço e dedicação dos alunos da turma de 2023 do curso técnico de órtese e prótese. A entrega dos diplomas simboliza a conclusão de uma etapa importante na vida desses novos profissionais, que agora estão preparados para contribuir com a saúde pública do Piauí.