Numa parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde(Cosems), a Diretoria da Assistência Farmacêutica realizou oficinas de atualização para utilização do Sistema Hórus e o Qualifar SUS. Ao todo, foram quatro oficinas, no formato on line, que atenderam cerca de 180 municípios, abrangendo todos os territórios do Estado.

O sistema Hórus é totalmente virtual, do Ministério da Saúde, contendo informações para a gestão da assistência farmacêutica e que são repassadas para o Estado e para os municípios. Já o Qualifar SUS é outro sistema do órgão federal para os municípios.

"Também do Ministério da Saúde, que acompanha o desenvolvimento da Assistência Farmacêutica nos municípios, desde a sua implantação à sua manutenção. Com este sistema, os municípios recebem trimestralmente um recurso financeiro", explica Wanda Avelino, diretora geral da Diretoria da Assistência Farmacêutica.

As oficinas foram destinadas aos operadores dos sistemas nos municípios e foram
ministradas em maio, tendo à frente o farmacêutico Rhilder Reis, coordenador do Componente Básico da Assistência Farmacêutica.

“O conteúdo abordado superou também minhas expectativas. Muitos temas foram tratados além dos propostos inicialmente, como os fundamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, Relação Nacional de Medicamentos Essenciais(RENAME), Relação Municipal de Medicamentos(REMUME), estruturação de farmácias e almoxarifados municipais e aplicação dos recursos do Qualifar-SUS", comenta Rhilder.

Com os resultados alcançados, a diretora Wanda Avelino intenciona oferecer outras qualificações no próximo semestre. "A intenção é alcançar os 224 municípios, reforçando a necessidade do uso do sistema Hórus e da implantação do Qualifar SUS nos municípios".