Em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, em parceria com a maternidade do Hospital Marques Bastos, realizará neste sábado (21), a abertura do Posto de Coleta e Doação de Leite Humano. O objetivo é incentivar a doação de leite materno e possibilitar debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano.
 
A ação acontecerá na Rua Merval, n° 300,  bairro do Carmo (Galpão do Porto das Barcas), a partir das 16h. Na ocasião, acontecerá roda de conversa sobre a importância do aleitamento materno e doação de leite humano, palestra sobre amamentação, primeiros cuidados com recém-nascidos, alimentação e nutrição na gestação e puerpério, além de realização de cadastro de mães doadoras. Também terá orientações sobre a importância do posto de coleta de leite humano, além de depoimentos de mães atendidas nos ambulatórios de amamentação.

Maria da Consolação Nascimento, Coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente esteve no hospital para realizar a reavaliação dos atendimentos em relação ao título Hospital Amigo da Criança. “Essa semana estamos visitando o HEDA para realizar a reavaliação da iniciativa Hospital Amigo da Criança, título que o hospital ganhou em 2019 e esse ano estamos avaliando os passos para que o hospital alcance novamente essa titularidade. A unidade de saúde precisa possuir os 10 passos para o aleitamento materno. Estamos durante toda essa semana fazendo essa reavaliação e aproveitando para participar do evento que acontecerá sobre doação de leite no município, alusivo ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano e a  inauguração e implantação do posto de coleta de leite humano”.

Letícia do Val Leódido, Coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde  explica que para  conquistar o título Hospital Amigo da Criança a unidade de saúde precisa alcançar os dez  passos definidos para assegurar a certificação, que são:

•    Ter uma política de aleitamento materno escrita e afixada que seja rotineiramente transmitida a toda a equipa de cuidados de saúde;
•    Formar toda a equipa capacitando-a para a implementação da norma;
•    Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno;
•    Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira hora após o nascimento do bebé;
•    Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo que tenham de ser separadas dos filhos temporariamente;
•    Não oferecer aos recém-nascidos bebidas ou alimentos que não sejam o leite materno, a não ser que exista indicação médica;
•    Permitir que as mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia;
•    Incentivar o aleitamento materno a pedido;
•    Não oferecer tetinas ou chupetas às crianças amamentadas;
•    Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou maternidade.
 
“Durante essa semana o hospital está passando por essa reavaliação para que possamos conquistar mais uma vez o título Hospital Amigo da Criança”, destaca.

Janailda Furtado, enfermeira obstetra e diretora administrativa do HEDA, explica sobre conseguiram o título Hospital Amigo da Criança. “A conquista do título de Hospital Amigo da Criança foi um longo caminho de muitos treinamentos para a qualificação da nossa assistência voltada para essa política que salva vidas desses bebês que recebem leite materno. Desde 2014 estamos envolvidos na busca desse selo de qualidade e estamos gratos e honrados com os nossos profissionais que muito se envolveram para essa conquista e principalmente para manter esse padrão de qualidade”, conta.

 A enfermeira diz que a abertura do posto de coleta de leite humano é outra importante realização que vai oferecer o leite materno para os bebês que não podem mamar no peito, mas serão tão saudáveis quanto os que mamaram porque irão receber leite humano com toda qualidade e segurança garantida pelo serviço em parceria com Banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Maria Edna Batista Teixeira, superintendente  Estadual de Amamentamento Materno, aborda sobre a importância do evento de doação de leite humano e da grande importância de estimular e incentivar a doação. “As mães doadoras compreendem que o leite que elas doam possuem uma grande importância para os bebês, principalmente as crianças que nascem com baixo peso ou alguma complicação durante o trabalho de parto. O leite materno  é o melhor alimento para os bebês. Então essas mães doadoras são de grande importância. Temos um trabalho consolidado em relação à amamentação logo nos  primeiros dias do nascimento, estimulando que seja realizado até o sexto mês de forma exclusiva, que é primordial para todos os seres humanos nesse momento de muita dependência e vulnerabilidade. E a doação realizada para um bebê onde a mãe não pode alimentar nesses primeiros dias de vida o leite doado possui um significado ainda maior, mais amplo, de muito amor, de muita nutrição e de muita vida envolvida”, conclui.