O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, participou na manhã desta sexta-feira (27) do webinário “Judicialização da Saúde: Desafios e Perspectivas Contemporâneos”. O evento é uma realização da parceria entre Tribunal de Justiça do Piauí; Corregedoria Geral da Justiça; Escola Judiciária do Piauí e Comitê de Saúde do Piauí. O evento teve início as 9h e seguiu até as 13h com transmissão ao vivo pelos canais do youtube da Escola Judiciária do Piauí e do Tribunal de Justiça do Piauí.

O secretário Florentino Neto foi convidado a presidir a primeira mesa de discussão do evento, onde foi trabalhado o tema “Judicialização e Sociedade: Ações para acesso à saúde pública de qualidade”. A mesa também contou com a participação do Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4° Região e membro do Comitê Executivo Nacional do Fórum de Saúde do Conselho Nacional de Justiça do Piauí (CNJ-PI) Dr. João Pedro Gebran Neto, que palestrou sobre o tema, e teve como mediadora a Juíza da 5° Vara Federal de THE/PI e coordenadora do Comitê de Saúde do Conselho Nacional de Justiça do Piauí, Dra. Marina Rocha Cavalcanti B. Mendes.

Para o gestor, o projeto do CNJ que trata a Judicialização e Sociedade é uma grande alternativa para os poderes judiciário e executivo no sentido de encontrar soluções consensuais para muitas situações que ambas as partes encontram.

“Essas soluções poderão ser executadas sem a necessidade de uma decisão judicial, esse ponto traz bastantes benefícios para todos. São tratativas que nós garantem serviços executados com maior qualidade para a sociedade, com transparência, e que asseguram um acesso a saúde para todos”, disse o gestor.

O evento contou ainda com mais dois momentos, onde foram trabalhadas as pautas “Tema 793 do STF”  e “NATJUS E e-NATJUS”.