O litoral piauiense vem recebendo milhares de turistas no mês das férias. Além das belezas naturais, o Piauí também tem a oferecer a hospitalidade do seu povo e uma culinária deliciosa. Para tornar esse período ainda mais agradável, o Governo do Estado vem trabalhando em várias frentes. Uma delas é encabeçada pela Secretaria Estadual de Saúde, através da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária. Antes mesmo de começar a temporada, equipes de fiscais da Divisa visitaram bares, lanchonetes, restaurantes, pousadas, barracas de praia, padarias e vários outros estabelecimentos comerciais das cidades de Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia para garantir a saúde da população. Além das inspeções corriqueiras, as cidades estão recebendo uma fiscalização direcionada para os cuidados com o lixo e terrenos baldios. Essa semana, os fiscais retornaram a essas cidades para intensificar a fiscalização e conferir se as orientações e notificações feitas foram seguidas. “Em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, nós verificamos desde a ventilação e iluminação nos locais que comercializam alimentos até a manipulação e conservação desses alimentos, além de como e onde é feita a coleta de lixo”, explica Vânia Correia, coordenadora de Alimentos da Divisa. Ela explica que na praia todas as barracas foram visitadas e em restaurantes, bares e pousadas as orientações são mais relacionadas aos cuidados com os alimentos e o armazenamento de lixo.“Além de visitar os estabelecimentos, fiscalizar, orientar para os principais procedimentos e notificar caso seja preciso fazer alguma alteração imediata, nós trabalhamos dando um prazo de dez dias para os comerciantes se adequarem de acordo com as normas de Vigilância Sanitária. Por isso a equipe já retornou para essas cidades para verificar essas adequações e acompanhar, inclusive como estão as barracas que vão oferecer alimentos durante essa temporada”, destaca a fiscal. Ainda em junho, os fiscais visitaram restaurantes, bares e lanchonetes localizados ao longo da BR-343, em direção ao litoral para prepará-los para as férias. Foram visitados todos os estabelecimentos onde as pessoas que viajam costumam parar para fazer refeições. Foram visitados os estabelecimentos dos municípios de Altos, Campo Maior, Cocal de Telha, Piripiri, Piracuruca e Buriti dos Lopes. A população também pode ajudar a garantir sua saúde durante e depois da festa. “É só verificar se quem manipula os alimentos usa luvas e touca, se o local está limpo, se nos banheiros há sabão líquido, papel toalha e lixeira com tampa e pedal, se os estabelecimentos têm comprovante de controle de pragas, se o lixo está bem acondicionado”, diz Vânia Correia.