O Secretário de Saúde, Assis Carvalho, anunciou durante realização da I Câmara Técnica de Urgência e Emergência, que teve início ontem, 15, a aquisição de motos para uso nos atendimentos do SAMU em Teresina. As motos, que já estão sendo utilizadas nos grandes centros como São Paulo, darão mais agilidade e suporte ao atendimento das ambulâncias do SAMU. “As motos vão agilizar o acesso as zonas mais distantes, como a zona rural. Nas capitais já existem dados de que uso de motos reduz em 50% o de chegada no local do atendimento. As motos são equipadas com desfibrilador, cilindro de oxigênio e será conduzida por um técnico de enfermagem devidamente treinado para esse tipo de atendimento de urgência ”, explica o coordenador nacional do SAMU, Cloer Vécia Alves. As motocicletas estão sendo adquiridas pelo Ministério da Saúde, e das 400 que serão compradas inicialmente, seis serão destinadas ao Piauí. Acrescentou que também existe uma expectativa muito grande em relação às novidades divulgadas durante o II Congresso Nacional Samu 192, realizado no mês passado, em Brasília, entre elas o atendimento aéreo, “um projeto audacioso, que tornaria o serviço ainda mais ágil e eficiente, ajudando a salvar muitas vidas”, disse o coordenador estadual do SAMU, Telmo Mesquita. Piauí - O Samu 192 já está instalado em 11 municípios do Estado e outros nove estão em fase de implantação, que vem acompanhando o plano diretor de regionalização do serviço. A macrorregião de Teresina, que compreende 11 municípios, conta com duas ambulâncias de suporte avançado, com UTI móvel, médico, enfermeiro e motorista. Outras 10 possuem suporte básico, com uma equipe formada por motorista e enfermeiro, e mais duas com suporte técnico para dar apoio quando quebram ambulâncias. Os municípios atendidos por Teresina são Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil e União. O município de Piripiri conta com uma ambulância de suporte básico e uma avançada; Piracuruca possui uma de suporte básico em habilitação, o mesmo acontecendo com Água Branca; em Campo Maior existe uma ambulância de suporte básico e está sendo habilitada uma de suporte avançado, assim como a cidade de Barras; e em Floriano há uma de suporte básico e uma de suporte avançado está em processo de habilitação. No município de Picos, o Samu dispõe de uma unidade de suporte avançado, uma básica e uma técnica; em Oeiras existe uma de suporte básico, enquanto Simões, Paulistana, Simplício Mendes, Canto do Buriti e Bocaina estão em processo de habilitação e cada um irá receber uma de suporte básico; São Raimundo Nonato conta com ambulâncias de suporte básico, avançado e técnico; em Bom Jesus o serviço está sendo implantado. Paralelo a câmara técnica foi realizado o curso de regulação, onde será discutido as estratégias e atenção as urgências no atual contexto dos SUS, objetivo de dar oportunidade a capacitação de profissionais que atuam na urgência e emergência. O curso é voltado para médicos reguladores e intervencionistas, telefonistas auxiliares de regulação médica, rádio operadores, enfermeiros, motoristas e auxiliares técnicos e enfermagem. Um pouco mais sobre o SAMU O SAMU 192 é um programa que tem como finalidade prestar o socorro a população em casos de emergência. Com o serviço o governo federal esta reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. O SAMU realiza atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias publicas. O socorro é feito após a chamada gratuita, feita pelo telefone 192. A Política Nacional de Atenção as Urgências avançadas na construção do SUS, tendo como diretrizes a universalidade, a integralidade, a participação social, ao lado da humanização, a que todo o cidadão tem direito. Atualmente, a rede nacional SAMU 192 conta com 130 serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil. Ao todo, 1.066 municípios são atendidos pelo SAMU, num total de 97.9 milhões de pessoas. Entre as capitais brasileiras, o SAMU só não esta presente em Boa Vista, no estado de Roraima.