A Regional de Saúde de Parnaíba realizou na manhã da última sexta-feira, 22, o I Encontro entre a 1ª Coordenação Regional de Saúde e os Secretários de Saúde Municipais. O evento aconteceu na sede da Regional. A iniciativa teve como objetivo principal, pactuar uma parceria com os municípios, visando um aperfeiçoamento da relação entre a Regional e os municípios e ainda buscar o cumprimento do papel que cabe à Regional de Saúde. De acordo com o Coordenador da Regional, Luis Carlos Silva, a Regional de Saúde é a parte do estado mais próxima dos municípios de sua competência que está capacitada para acompanhar cada um, monitorando e dando o suporte necessário. “O papel da Regional é articular, assessorar, acompanhar e orientar junto aos seus municípios vinculados. É também planejar ações, dialogar, monitorar e repassar informações pertinentes à Secretaria de Saúde do Estado”, disse o coordenador. O coordenador falou ainda que o evento aconteceu a partir de uma necessidade de estreitar a relação com os municípios para fortalecer o trabalho entre município e Regional. “O nosso objetivo é realizar um encontro semestral com a finalidade de avaliar o trabalho não apenas dos municípios como da própria Regional. Pretendemos também estar visitando cada município”. As propostas da Regional para esse ano são: trabalhar a educação em saúde através de oficinas e levantamento de necessidades; intensificar o trabalho dos programas de hanseníase e tuberculose; conscientização do cartão de vacinação dos adultos e estabelecer uma ligação mais próxima com cada município visando a melhoria da saúde como um todo. Os Secretários de Saúde no decorrer do Encontro tiveram oportunidade para se manifestar com críticas e sugestões, bem como fazer suas reivindicações. No geral, foi pedido a realização de mais treinamentos e a realização de outros encontros entre os municípios e a Regional. Em relação à visão dos municípios, Alexandra Brito de Oliveira, Secretária de Saúde de Cajueiro da Praia, descreve a Regional de Saúde como um ponto de apoio para auxiliar nas dificuldades e nas resoluções acertadas dos problemas. “Esse evento foi muito importante para conhecermos a realidade de todos os municípios além de expor nossos problemas; foi a primeira vez que tivemos contato com todos os secretários e pudemos saber das dificuldades de cada um. Esperamos continuar contando com o apoio que a Regional vem sempre nos oferecendo”, disse Alexandra de Oliveira. Para o Secretário de Saúde do município de Buriti dos Lopes, João Batista Neto, a parceria entre município e Regional é muito importante porque o bom desenvolvimento das ações depende dos três níveis de governo; União, Estado e Município. “A iniciativa desse encontro foi bastante positiva uma vez que as ações planejadas tendem a ter um nível de eficácia muito maior. Acreditamos continuar recebendo o apoio da Regional esse ano, em especial na área de endemias”, falou o Secretário. O Diretor da Unidade de Organização Hospitalar e Coordenador Estadual do SAMU, Telmo Mesquita, esteve representando o Secretário de Saúde do Estado, Assis Carvalho. Ele conta que ficou surpreendido com o acontecimento do evento e pretende disseminar a idéia. “Fiquei muito feliz com o que vi porque trabalhar em grupo é muito importante para o desenvolvimento das ações de saúde e melhoria da mesma. Esse evento é um exemplo de parceria”, afirmou. A 1ª Coordenação Regional de Saúde é responsável por onze municípios: Parnaíba; Bom Princípio; Buriti dos Lopes; Cajueiro da Praia; Caraúbas do Piauí; Caxingó; Cocal; Cocal dos Alves; Ilha Grande; Luis Correia e Murici dos Portelas.