Depois de dezesseis anos avançando na definição de rotinas e procedimentos, o Sistema Único de Saúde vem enfrentando outros desafios: a humanização dos seus serviços. É nessa perspectiva que a Secretaria Estadual de Saúde vem trabalhando para implantar a Política de Humanização, que prevê uma série de reformas, físicas e comportamentais nos hospitais estaduais. Hoje, 26, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, dá o primeiro passo nesse sentido. É que o Hemopi realiza a I Oficina de Sensibilização para implantação do Grupo de Trabalho de Humanização, que foi aberta ontem pela diretora do Hemocentro, Neuma Café e por representantes de vários hospitais e diretorias da Secretaria Estadual de Saúde. A oficina se estende até a tarde dessa terça-feira, no auditório do Hemopi. Além da apresentação das Políticas Nacional e Estadual de Humanização, com as propostas do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde, o grupo composto especialmente pelos funcionários do Hemopi participa de várias atividades como exposições dialogadas, trabalhos em grupo, dinâmicas, além de outras atividades que mostram na prática o que realmente é a Humanização no atendimento. Para a diretora de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Eulálio, uma das prioridades da Secretaria para 2008 é disseminar nos hospitais e estabelecimentos da rede estadual de saúde da capital e do e no interior, especialmente nos 57 hospitais que foram municipalizados, a importância da qualificação da gestão do SUS, a partir da Humanização. “A criação dos grupos de trabalho é apenas uma das ações propostas no Plano Estadual de Humanização. Ainda vamos reproduzir a cartilha dos Direitos dos Pacientes do SUS, realizar o II Seminário Estadual de Humanização, as oficinas de acolhimento e sensibilização em todas as unidades de saúde do Estado, criar os colegiados de gestão de participativa nos Hospitais de Pequeno Porte. Além disso, em parceria com a Funasa e a Casa de Saúde Indígena, vamos trabalhar o componente da saúde indígena, além de vários outros passos”, destaca a diretora. Ela explica que entre os principais objetivos da Política está a qualificação não só da prestação de serviços de saúde em todos os níveis, como também qualificar a gestão do sistema. “As ações não devem ficar restritas a cordialidade de tratamento com o usuário. Ela envolve uma série de outros aspectos, como o cuidado com o cuidador, que são os colaboradores da saúde, até um maior investimento nas condições de trabalho”, explica Ana Eulálio. Para a diretora do Hemopi, Neuma Café, a Política de Humanização é ainda mais necessária no hemocentro, uma vez que lá trabalha basicamente com solidariedade. “É importante propiciar aos doadores, funcionários, familiares, visitantes, não apenas uma estrutura excelente, com equipamentos de ultima geração, mas também o respeito. Diariamente trabalhamos com sensibilidade, humanidade e solidariedade, por isso precisamos estar preparados para acolher”, destaca a diretora.