O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será expandido para todo o Estado. Segundo o coordenador estadual do Samu, Telmo Mesquita, inicialmente o projeto de expansão, intitulado Samu Metropolitano, atenderá a 10 municípios circunvizinhos a Teresina. O programa tem o objetivo de prestar socorro à população nos casos de emergência através do telefone 192. Serão contemplados municípios de Altos, Coivaras, Curralinhos, Beneditinos, Demerval Lobão, José de Freitas, Miguel Leão, Monsenhor Gil, União, Lagoa do Piauí e Lagoa Alegre. “Vamos atender a todas as cidades, mas isso não significa que todas terão ambulâncias”, frisa Telmo Mesquita. O coordenador afirma que está sendo trabalhada a expansão do projeto para as cidades de Pedro II, Piracuruca e Campo Maior. “O projeto já está em andamento para implantação, esperando aprovação do Ministério da Saúde”, ressalta. Atualmente, o Samu está instalado em Parnaíba, com uma ambulância de suporte avançado (com UTI móvel) e duas básicas (mais simples, usadas para remoção de pacientes). Os municípios de Cocal, Buriti dos Lopes, Luís Correia, Oeiras e Uruçuí contam, cada um, com uma ambulância básica. Em Piripiri, Picos e Floriano, o serviço funciona com uma ambulância básica e outra avançada. Em Teresina, são oito ambulâncias avançadas e duas básicas. O coordenador explica que o projeto de expansão do Samu para todos os municípios do Piauí ainda está sendo elaborado e que, para isso, é necessário que o prefeito solicite o serviço para que a Secretaria Estadual da Saúde faça o planejamento. “É um projeto de longo prazo e que requer mais recursos do Ministério da Saúde", diz. "Para se ter uma idéia, o ministério envia mensalmente para cada ambulância de suporte básico R$ 12.500,00 e R$ 27.500 para as de suporte avançado", revela Telmo Mesquita. "Além disso, o ministério manda R$ 19 mil para a unidade que está regulando para que seja feita a manutenção. É um investimento alto e que precisa ser estudado", acrescenta. "O certo é que o serviço é essencial e já provou ser eficaz com o trabalho feito em Teresina.” Samu Teresina - De acordo com a coordenadora do Samu em Teresina, Clara Leal, a capital possui 24 médicos, 14 enfermeiros, 12 telefonistas, seis radioperadores, 62 auxiliares e técnicos de enfermagem e 82 motoristas. Ela informa que diariamente o serviço atende entre 160 e 180 solicitações por dia. Destas, cerca de 130 necessitam da saída de ambulâncias, e nas demais, o atendimento é feito por telefone, com orientações dos médicos. Samu Nordeste Durante reunião realizada em Salvador no último dia 30 de novembro, o ministro José Gomes Temporão anunciou a entrega de 148 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) para o Nordeste. Serão 95 unidades de suporte básico e 53 de suporte avançado (adaptadas com UTI) distribuídas para os nove estados da região. O Ministério da Saúde investiu R$ 17,3 milhões na compra das unidades e equipamento. Com os novos veículos, o Ministério da Saúde renova a frota e complementa o SAMU/192 no Nordeste. Isso significa um aumento no valor anual de custeio nesse serviço de emergência, que passará de R$ 65,5 milhões para R$ 83,2 milhões. Atualmente, o SAMU/192 no Nordeste dispõe de 388 ambulâncias que atendem 317 municípios. O governo federal já investiu R$ 229,7 milhões para a implantação do serviço nos nove estados, desde 2004. Além do investimento inicial, o Ministério da Saúde também oferece uma contrapartida mensal a estados e municípios com SAMU habilitados, custeando 50% da manutenção dos serviços. No caso do Nordeste, desde 2004, a região já recebeu da Saúde R$ 164,6 milhões referente a esse valor de custeio. O SAMU/192 funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem que atendem às urgências nas áreas clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Nessas situações é necessário prestar o atendimento ou transporte adequado e encaminhar os pacientes a um serviço integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço tem como objetivo garantir atendimento aos pacientes, independentemente da existência ou não de leitos vagos em unidades de saúde.