O governador Wellington Dias esteve nesta terça-feira, 27, com o novo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, em Brasília. No encontro os dois ratificaram os compromissos em andamento entre o governo do Estado e o Palácio do Planalto. Entre os temas tratados na reunião está a continuidade de obras no Piauí e o direcionamento das emendas ao Orçamento Geral da União. “Tão importante quanto fazer uma visita de boas-vindas ao novo ministro, vim aqui lembrá-lo da continuidade da parceria entre os nossos governos. E nessa relação, o ministro José Múcio será essencial”, comentou o governador. Em seguida, Wellington Dias cumpriu audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia. Na ocasião, os dois, acompanhados também pelo secretário estadual da saúde, Assis Carvalho, trataram sobre o empréstimo concedido pelo banco alemão KFW ao Piauí. O banco é parceiro do Programa de Saúde e Saneamento Básico da área Rural - Prosar que faz abastecimento d´água e instala unidades sanitárias diminuindo assim a incidência de doenças de veiculação hídrica a exemplo da diarréia. O montante de aproximadamente R$ 15 milhões será destinado ao Sistema Simplificado de Abastecimento D’Água no sertão do Estado. A verba, entretanto, só será liberada após análise em quatro comissões temáticas da Câmara e votação da matéria no plenário da Casa. “Viemos aqui pedir a ajuda do presidente Chinaglia para garantir a agilidade na tramitação desse processo. Afinal, centenas de famílias esperam mais esses recursos para garantir melhores condições de vida”, afirmou Dias. O governador esteve na parte da tarde com o advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli. Na sede da Advocacia-Geral da União, o governador ratificou sua intenção em trabalhar em conjunto com o órgão e pediu atenção especial ao Piauí. Em seguida, Wellington Dias participou de reunião estratégica no Palácio do Planalto. A convite da ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador discutiu o cronograma de construção da Transnordestina. Juntamente com os governadores do Ceará, Cid Gomes, e de Pernambuco, Eduardo Campos, foi acertado que os governos estaduais dividirão como o Executivo Federal a responsabilidade nos processos de desapropriação e avaliação de licenças ambientais necessárias para a execução da obra. A Transnordestina, que está prevista no PAC e está orçada em R$ 1,4 bilhões, deverá ser concluída, segundo o Palácio do Planalto, até 2010. “Fechamos uma série de compromisso. O primeiro deles é o de finalizar o projeto da etapa Salgueiro (PE) - Porto de Suape (PE) - Eliseu Martins (PI) até fevereiro de 2008. Já o processo que corresponde ao trecho Salgueiro - Porto de Pecém (CE) será concluído em março de 2008. Com isso finalizado, poderemos esperar que essa tão esperada obra saia do papel até 2010”, comentou Wellington Dias. Na próxima segunda-feira (3), o governador retornará a Brasília para nova etapa de discussão sobre a Transnordestina. Desta vez, a reunião acontecerá na sede do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). E na quarta-feira, a ministra Dilma Rousseff, o governador Wellington Dias e os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, participarão de uma teleconferência sobre o assunto.