O serviço público de Saúde ganhou mais de 150 novos profissionais. Na manhã desta segunda-feira, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Uespi, o secretário estadual de saúde, Assis Carvalho, deu posse aos novos profissionais que devem assumir imediatamente seus cargos. Os servidores vão incrementar o quadro de recursos humanos tanto dos hospitais de referência do Estado, como a Maternidade Dona Evangelina Rosa, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, o Hospital Getúlio Vargas, Hospital Areolino de Abreu e o Hospital Infantil Lucídio Portella, como também dos hospitais regionais de Floriano e de Parnaíba. Durante a posse, o secretário Assis Carvalho ressaltou o compromisso do Governo de revitalizar os hospitais do Estado, dando prioridade aos concursos públicos. “É uma alegria dar posse a esses profissionais que entraram pelo serviço público pela porta da frente, que é a maneira mais digna. O nosso objetivo é continuar trabalhando assim, com transparência e compromisso”, ressaltou o secretário. Ele destacou que o que espera dos novos servidores é que eles possam dar sua contribuição para a melhoria do sistema de saúde. “O concurso público é um compromisso desse Governo com a nossa história. Durante muito tempo a competência não encontrava a oportunidade. Agora é diferente. Por isso dou as boas vindas a todos os novos servidores esperando que todos façam jus as expectativas da sociedade”, disse Assis. O deputado estadual Warton Santos, da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa disse que em vinte e um anos de mandato eletivo, nunca viu tantos concursos tanto em nível estadual e federal. “Nunca tivemos tantas oportunidades de concursos como temos agora, tanto através do Estado como do Governo Federal. Isso é uma grande conquista”, disse. A assistente social, Naiara Magalhães, que representou os concursados na solenidade, explicou que não existe maior satisfação do que assumir um emprego conquistado através de competência. “Estou muito feliz. Vou assumir um emprego na minha cidade, Parnaíba, e vou fazer de tudo para honrar essa oportunidade”, disse Naiara. Já o psiquiatra Ralph Trajano, do Hospital Areolino de Abreu, que desde a sua fundação em 1965 nunca tinha recebido profissionais frutos de concursos, falou sobre a importância de se tentar suprir a demanda dos serviços. “Sem dúvida a demanda é sempre maior e as necessidades só aumentam. Por isso é importante valorizarmos o concurso”, ressaltou o médico. Para o diretor do HGV, Noé Fortes, os concursados representam não apenas uma maior resolutividade para a assistência, uma vez que eles vão aumentar os quadros de recursos humanos, como também a renovação. “Esses novos profissionais vão levar sangue novo. Esperamos que além de melhorarmos os nossos serviços, também possamos juntos construir um serviço mais humanizado”, argumentou o diretor. Ainda participaram da solenidade, os diretores dos hospitais Areolino de Abreu, Natan Portela, Hospital Infantil, Maternidade Dona Evangelina Rosa, além de representantes do Conselho regional de Medicina, Associação dos Médicos do Piauí e Sindicato dos Médicos. Cargos Dos cargos de nível superior tomaram posse 76 profissionais entre anestesiologistas, enfermeiros, assistentes sociais, contadores, fisioterapeutas, médicos intensivistas, farmacêuticos, pneumologistas, nefrologistas, psiquiatras, cirurgiões gerais, cirurgiões pediátricos, clínica médica, otorrinolaringologistas, pediatras, ginecologistas e obstetras, neonatologistas, infectologistas, além de técnicos em patologia clínica. Foram aprovados no concurso realizado em 2006, 1.093 profissionais, sendo que deste total, já foram empossados 622 pessoas, o que equivale a um percentual de 56,9%. Até setembro deste ano, já foram nomeado 533 profissionais aprovados em 2006. Com mais esse acréscimo de 76, passaram a ser 622 nomeados. A maioria dos servidores que foram empossados assumiu cargos no Hospital Regional de Parnaíba. A unidade de saúde recebeu 75 novos técnicos de enfermagem aprovados no concurso realizado no segundo semestre deste ano, além de seis profissionais de nível superior do concurso de 2006, sendo um anestesista, um cirurgião e quatro enfermeiros. Somando os aprovados em 2006 e 2007 foram nomeados mais 151 profissionais. Em Floriano vão assumir quatro enfermeiros, um fisioterapeuta, dois ginecologista/obstetra, quatro médicos intensivistas e dois técnicos em patologia clínica.