O Conselho Nacional de Secretários de Saúde - Conass realizará, nos dias 29 e 30 de novembro, o primeiro seminário regional da série de cinco, que discutirá a violência como um problema de saúde pública, em São Luís, Maranhão. Serão identificadas nestes encontros experiências bem sucedidas de combate à violência, desenvolvidas pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Em março, será realizada uma grande mobilização nacional no Rio Grande do Sul para apresentar à população propostas dos gestores estaduais da saúde para o enfrentamento desta epidemia silenciosa. As sugestões passarão por medidas de promoção da saúde e prevenção da violência, bem como a organização da rede de atenção à saúde com vistas ao atendimento de suas vítimas. A experiência internacional de países como Canadá e Colômbia também serão temas do encontro. O Seminário Violência: uma epidemia silenciosa conta com o apoio de entidades internacionais e nacionais como a Organização das Nações Unidas (Unesco), Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNDOC), Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Para o presidente do CONASS, Osmar Terra, o principal objetivo dos seminários é trazer este tema para a pauta de discussão do Sistema Único de Saúde, considerando que “apesar da violência não ser ainda a principal motivadora da mortalidade e morbidade no país, vem crescendo significativamente e é o que causa maior comoção na sociedade, provocando mortes e seqüelas especialmente na população de adultos jovens”. O CONASS produzirá um guia prático de prevenção e enfrentamento das conseqüências da violência, que possa ser reproduzido e utilizado pelos gestores estaduais e municipais da saúde. A proposta recebeu o apoio das entidades internacionais, em reunião realizada no dia 11 de outu br o, na sede do CONASS, onde participaram o presidente do Conselho, Osmar Terra, o consultor da área de relações internacionais do Conselho, Fernando Cupertino e o assessor técnico Nereu Henrique Mansano e os representantes das referidas instituições. Para o consultor da área de relações internacionais do CONASS, Fernando Cupertino , a contribuição efetiva dos organismos internacionais se dará a partir do momento em que auxiliarão na identificação de governos e pessoas que foram protagonistas de mudanças importantes na ótica da violência como questão de saúde pública. “A partir da ótica da saúde, é importante identificar as situações que puderam contribuir para a prevenção da violência, seja ela na área da infância, na área do trânsito ou na área do atendimento médico de urgência. Acredito que já existem elementos muito consistentes de experiências documentadas de instituições e de líderes, em nível mundial, que em seus países desencadearam esse processo. O seminário nacional será um momento extremamente adequado e importante para que elas sejam documentadas e discutidas, contribuindo assim para o objetivo final dessa mobilização.” Confira as datas e os locais dos Seminários Regionais - Seminário Violência / Região Nordeste: 29 e 30/11/2007 – São Luis/MA - Seminário Violência / Região Sul: 06 e 07/12/2007 – Foz do Igaçu/PR - Seminário Violência / Centro-Oeste: 24 e 25/01/2008 – Campo Grande/MS - Seminário Violência / Região Norte: 14 e 15/01/2008 – Manaus/AM - Seminário Violência / Região Sudeste: 28 e 29/01/2008 – Rio de Janeiro/RS O Seminário Nacional será em março no Rio Grande do Sul. O prazo para encaminhamento de experiências para os Seminários Regionais “Violência: uma epidemia silenciosa” termina em 31/10 para as regiões Nordeste e Sul No próximo dia 31 de outu br o encerram-se os prazos para encaminhamento pelas SES das regiões Nordeste e Sul das experiências de promoção à saúde, prevenção, vigilância e atendimento voltado à recuperação e reabilitação das vítimas de acidentes e violências. Para as regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste o prazo vai até o dia 30 de novem br o. Os resumos devem ser encaminhados através do e-mail conass@conass.org. br , utilizando o formulário em anexo. A troca de experiências será o principal ponto de pauta dos Seminários Regionais “Violência – Uma epidemia silenciosa”, que pretende reunir agentes públicos das áreas de saúde, educação, segurança, trânsito e outras relacionadas ao tema, de todas as esferas de gestão, bem como organismos internacionais e sociedade civil. As experiências podem enfocar os diversos eixos: Violência auto-infligida (suicídios); violência interpessoal (agressões / homicídios); violência interpessoal (doméstica ou comunitária) envolvendo gênero (contra a mulher) ou grupos etários mais vulneráveis (criança, adolescente, idoso); violência / acidentes no trânsito; violência no trabalho ou outros. Podem ser encaminhadas experiências das secretarias estaduais e/ou municipais de saúde, a critério de cada SES.