A Secretaria Estadual de Saúde é uma das convidadas para a audiência pública que acontece nessa sexta-feira, 26, a partir das 16h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça para discutir a implantação do Programa de Abortamento Legal no Piauí. A audiência, que está sendo promovida pela Procuradoria Geral de Justiça, partiu de uma solicitação da Organização Não Governamental Mulheres Católicas pelo Direito de Decidir para a implantação do programa no Estado do Piauí. Participarão da audiência a Secretaria Estadual de Saúde, através da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Fundação Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina. Também vão participar da audiência, organizada ela promotora Cláudia Seabra, profissionais de renome na área como Diaulas Costa Ribeiro - Promotor de Justiça do Distrito Federal, Samantha Uglione Mestre em Direito PUC do Rio Grande do Sul e Cristão Fernandes Rosa - consultor técnico do Ministério da Saúde na área de Saúde da Mulher. Atualmente a Maternidade Dona Evangelina Rosa já possui o Serviço de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sexual, implantado pela Secretaria Estadual de Saúde, para atender as mulheres que sofrem agressões sexuais e que necessitam de apoio médico, moral e assistencial prevenindo a vítima de futuros problemas como Doenças Sexualmente Transmissíveis, tétano, além de outras lesões. O serviço, criado em 2004, é gratuito e funciona 24 horas durante os sete dias da semana na própria Maternidade, onde uma equipe de médicos ginecologistas, assistentes sociais, legistas, psicólogos ginecologia e planejamento familiar atendem as mulheres para encaminhamento e atendimento.