A Unidade de Saúde Antonio Joaquim Rodrigues, no município de Acauã, recebeu hoje (17/10), da Secretaria Estadual da Saúde, equipamentos e material permanente que vão ajudar na melhoria do atendimento assistencial que é feito no posto local. Atualmente trabalham na Unidade de Saúde duas equipes do Programa Saúde da Família e duas do Programa de Saúde Bucal, uma na zona rural e uma na zona urbana de Acauã. Para a Gerente de Apoio à Descentralização da Secretaria Estadual da Saúde, Cristiane Moura Fé, “Acauã possui características muito específicas, com povoados muito distantes da cidade, por isso necessita que essa Unidade de Saúde tenha uma estrutura melhor”. Segundo a Coordenadora do Programa Fome Zero, Rosângela Sousa, que estava presente na solenidade, “o valor aplicado nesses equipamentos é pequeno para o Estado, mas tem grande importância para Acauã. Com o auxilio desses equipamentos a equipe médica vai ter mais condições de salvar vidas, principalmente de recém-nascidos, que agora vão contar com uma incubadora”. “A população quer ter orgulho de dizer que nasceu na sua cidade, Acauã”, acrescenta Cristiane Moura Fé. O município de Acauã tem uma incidência muito grande de doentes renais e transplantados, pacientes que precisam de uma medicação específica. Segundo a enfermeira chefe da Unidade de Saúde, Iara Sá, o posto não possuía estrutura para atender essa demanda. “O que nós queremos é credenciar a Unidade para que ela possa fazer partos, pequenas internações de atendimento básico e até de observação 24 horas”, conclui. O prefeito de Acauã, José Florêncio Rodrigues, agradeceu o empenho do Governador Wellington Dias e do Secretario Estadual da Saúde, Assis Carvalho e falou da importância desse beneficio para seu município. “Acauã precisa desses equipamentos para melhorar os serviços da saúde municipal”, finalizou o prefeito.