Desde sexta-feira, dia 12, realiza-se a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Estado do Piauí, uma parceria entre o Conselho Estadual de Saúde do Piauí e a Secretaria Estadual de Saúde. O evento aconteceu entre 12 e 14 de Outubro, no Atlantic City. O tema norteador da Conferência é "Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento", pauta também da 13ª Conferência Nacional de Saúde. Esses encontros são realizados a cada quatro anos com a participação de delegados representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço na área da saúde. Estão presentes nesta conferência cerca de 700 participantes. A participação divide-se em 50% da presença dos representantes dos usuários, 25% de gestores e prestadores de serviço e o restantes dos 25% de trabalhadores da saúde. Os delegados da conferência estadual foram eleitos nas conferências municipais, e é nesta etapa estadual que serão votados os delegados que representarão o Estado na conferência nacional que acontecerá em Brasília – DF, no período de 14 a 18 de novembro deste ano. "Na Lei Federal nº 8.142/90 está posto que as conferências são instâncias democráticas de participação da sociedade civil brasileira na formulação das políticas de saúde, esta é representada por várias instituições sociais que participam dos conselhos de saúde" esclarece Teófilo Cavalcante, secretário executivo do CES/PI. Durante a manhã de sexta o credenciamento aconteceu das 08 às 18 h, logo em seguida foi feita a leitura e aprovação do regimento. A tarde os participantes se dividiram em 5(cinco) mesas redondas, após a apresentação do painel "Avanços e Desafios na Construção do SUS" e a abordagem dos três eixos da 13ª Conferência Estadual de Saúde: Desafio para a Efetivação dos Direitos Humanos à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento; Políticas Públicas para Saúde e Qualidade de Vida: O SUS na Seguridade Social e a Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde-Os 21 anos da 8ª Conferência de Saúde. Às 19 h abertura oficial a mesa foi composta pelo Governador do Estado Wellinton Dias, Secretário de Saúde- Francisco de Assis Carvalho, Secretário Executivo-Teófilo Cavalcante, Representante do Ministério da Saúde-Antônio Alves de Sousa, Representantes do Conselho Nacional de Saúde-Maria Isabel da Silva, Coordenador Geral da 5ª CES/PI- Teófilo Cavalcanti entre outros. Na manhã de sábado foi feita as plenárias temáticas do 1º eixo, logo após apresentado o eixo 2-Políticas Públicas para Saúde e Qualidade de Vida , tema divididos em seis sub-temas: Pacto pela Saúde 2006; Assistência Farmacêutica; Atenção Integral à Saúde: Desafios e Perspectivas; Promoção da Qualidade de Vida Diante dos Agravos à Saúde e ainda Modelo de atenção e Estruturação dos Serviços de Saúde e por fim Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador. Após o intervalo do almoço continuação com as plenárias temáticas, terminando o dia com a abordagem das "Questões Regionais, Políticas Locais" e ocorre a articulação para a eleição de delegados com a coordenação do Conselho Estadual de Saúde/PI.