O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador/PI – CEREST, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a 1ª Regional, está realizando na cidade de Parnaíba o Curso de Saúde do Trabalhador para Atenção Básica. O curso que está acontecendo no Hotel Cívico teve início ontem, 09 e termina amanhã, 11. Os profissionais selecionados são da área de saúde da rede pública que trabalham na atenção básica e da Secretaria de Saúde. O curso também já foi realizado nas Regionais de São Raimundo Nonato e Picos, as próximas cidades serão Floriano e Bom Jesus e vai se estender às demais Regionais do Piauí. Segundo Vera Regina, nutricionista do CEREST, o objetivo principal do curso é sensibilizar os profissionais do Programa Saúde da Família – PSF para que os mesmos desenvolvam ações de promoção da saúde e descubram as causas das dores apresentadas pelos pacientes, identificando se os agravos da saúde informados são decorrentes do seu trabalho. “O importante é que os profissionais da saúde não apenas se protejam dos riscos que estão expostos, mas também sejam instrumentos de promoção da saúde para a comunidade”, disse Vera Regina. “O curso tem uma boa aceitação por parte dos profissionais. Nossa proposta é nesse primeiro momento alcançar todas as Regionais e num segundo momento partir diretamente para os municípios”, declarou Vera Regina. A Saúde do Trabalhador é considerada pelo Ministério da Saúde como uma “área da Saúde Pública que prevê o estudo, a prevenção, a assistência e a vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.” Atualmente o Ministério da Saúde mantém uma rede de 150 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador em todo o Brasil. O CEREST - PI é uma unidade especializada que trabalha na atenção aos trabalhadores com problemas de saúde e vítimas de acidentes de trabalho; desenvolve ações como: atendimento individualizado, realização de vigilância em saúde do trabalhador, identificação de riscos, estabelece parcerias com órgãos de outras áreas, entre outras. O CEREST oferece uma equipe multiprofissional incluindo advogado, nutricionista, médico do trabalho, enfermeiro, fonoaudiólogo, psicólogo e outros. Os beneficiários são todos os trabalhadores da zona rural ou urbana, independente de carteira assinada ou tipo de vínculo empregatício.