O público adolescente normalmente não procura de forma espontânea o serviço de saúde. Essa é uma época da vida onde a pessoa se acha forte e saudável, então a Secretaria da Saúde, através da Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente tem buscado estratégias que chamem a atenção desse público para esses espaços. Uma dessas oportunidades de estar frente e frente com adolescentes e jovens será amanhã, 21, a partir das 9h, na Praça Pedro II, onde acontece o evento Juventude Saudáve, uma alusão ao Dia Nacional da Juventude comemorado em 22 de setembro. A coordenadora estadual de atenção a saúde da criança e do adolescente, Carmen Ramos, conta que serão levados para a praça apresentações culturais de diversos segmentos “Juntos com vários parceiros, entre órgãos governamentais e sociedade civil, vamos discutir e orientar os jovens sobre saúde reprodutiva e sexual; uso de álcool e drogas”, disse. Ela acrescenta que esse trabalho já é feito pela secretaria, mas não junto ao adolescente de forma direta, porque essa não é a forma de abordagem do Estado. “A nossa função é junto aos municípios para capacitar os profissionais de saúde para que eles possam estar junto ao adolescente melhorando a atenção integral para esse público”, completa. Amanhã, serão realizadas ações voltadas para o adolescente e para o jovem aproveitando a data festiva ao tema. “Nesse dia estaremos chamando a atenção dos jovens e adolescentes para a questão da informação e prevenção”, afirma. Os jovens que passarem pela Praça Pedro II amanhã vão poder participar de terapia comunitária, oficina de reciclagem, avaliação nutricional, orientação com distribuição de material educativo, distribuição de insumos de prevenção e vacinação. Carmen Ramos explica que a Secretaria da Saúde, nesse momento, trabalha em três projetos básicos - dois em parceria com o Ministério da saúde e um com o Unicef. “Com o Ministério da Saúde, estamos trabalhando na implantação da Política de Atenção Integral ao Adolescente e ao Jovem, que é uma política lançada pelo Governo Federal. Percorremos todas as Regionais de Saúde do Estado e realizamos uma capacitação voltada para todos os profissionais de saúde. Esse projeto já está em fase de execução”, conta. Outro projeto diz respeito as ações de Atenção Básica que serão trabalhadas nas regionais de Teresina e Picos, totalizando 32 municípios. “Vamos visitar cada uma dessas cidades promovendo capacitações nas áreas de saúde, educação e ação social tratando o tema da saúde integral ao adolescente e jovem”, encerra a coordenadora.