O Ministério da Saúde em Parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde realizou ontem, 19, durante todo o dia na Regional de Saúde de Parnaíba, a Oficina de Capacitação em Avaliação com Foco na Melhoria do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST e AIDS. Os participantes tiveram acesso a todo o material necessário para realização da oficina, entre eles um manual elaborado por três instituições com reconhecida experiência em serviços, ensino e pesquisa: Ministério da Saúde, pelo Programa Nacional de DST e AIDS; a Fiocruz, pela Escola Nacional de Saúde pública e os Centers for Disease Control e Prevention – Global AIDS Brazil. Essa oficina acontece em todos os municípios que recebem incentivos federais e é destinada aos técnicos dos programas DST/AIDS e outros programas parceiros. A iniciativa dessa oficina faz parte do Plano Nacional de Monitoramento e Avaliação (PNA) do Programa Nacional de DST e AIDS. A capacitação tem como principais objetivos inserir e pactuar uma linguagem operacional em monitoramento e avaliação no programa brasileiro; e implementar uma prática pedagógica que leve à reflexão e ofereça conteúdos e habilidades técnicas específicas.