Um dos maiores desafios para a atenção em Saúde em todo país é a implantação da Política de Humanização no Sistema Único de Saúde. É nesse sentido que o Hospital Areolino de Abreu (HAA) discutiu o tema na I Semana de Sensibilização para Humanização do HAA, que foi encerrada hoje (19/09). O evento, que começou na última segunda-feira, teve como objetivo fazer uma reflexão entre os funcionários da Casa sobre a importância do engajamento de todos no processo de implantação da política, que visa à integridade, universalidade, ao aumento da equidade e incorporação de novas tecnologias e especialização de saberes, garantindo ações mais humanizadas na rede do SUS. Durante os três dias os funcionários participaram de palestras educativas sobre por que implantar a Política e como isso pode melhorar a vida dos usuários e dos próprios funcionários. “Nossa proposta é a de estarmos buscando formas de promover um ambiente hospitalar que favoreça tanto a recuperação do paciente quanto o alívio das pressões e sensações de estresse causada no servidor devido ao cuidado dispensado às pessoas que sofrem de alguma alteração mental”, diz a diretora do Hospital, Márcia Astrês. Ela explica que o Hospital já conta com um projeto de adequação de um espaço físico para realizar uma série de atividades destinadas a humanizar o ambiente Hospitalar, com o objetivo de melhorar a qualidade do relacionamento entre a equipe multiprofissional e os usuários. “Não há como negar que o profissional de saúde mental compõe um grupo de risco para o agravamento em seu estado de saúde por lidar diariamente e diretamente com indivíduos em sofrimento psíquico, ficando submetidos a um nível de estresse elevado. O espaço, além de consolidar mais uma forma de cuidado, certamente resultará em benefícios concretos e imediatos no bem-estar dos funcionários e pacientes, elevando a qualidade de vida de todos os envolvidos”, ressalta a diretora. Neste espaço serão ofertadas uma série de atividades. A Ginástica Laboral já está à disposição dos funcionários duas vezes por semana. Além dessa atividade, ainda funcionará no espaço: salas de cinema e musicoterapia, oficinas de pintura, cerâmica, de teatro, canto, dança, de costura, de cozinha e oficina agrícola. Todas as atividades serão acompanhadas por profissionais da área terapêutica, com atendimento individual e grupal, utilizando as mais variadas técnicas para o desenvolvimento das oficinas.