A Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso/Supervisão do Programa de Controle do Tabagismo, está bastante empenhada nas atividades de prevenção e controle do fumo no Estado. Nesse sentido, a mesma realiza em parceria com o Hospital da Universidade Federal do Piauí, a capacitação no tratamento do fumante para técnicos daquela Unidade de Saúde, para a implantação do Serviço Piloto de Tratamento ao Fumante, previsto para final deste ano. A Capacitação é uma exigência do Instituto Nacional do Câncer - INCA/Ministério da Saúde, órgão responsável pelo tabagismo em nível nacional. De acordo com a supervisora estadual do tabagismo, Lavínia Andrade, o objetivo é capacitar outros profissionais que ainda não estão habilitados para o Serviço. “Já existe uma pequena equipe capacitada, mas o objetivo é estender essa capacitação. Feito isso será enviado uma estimativa de atendimento para o Inca, para que este possa enviar os materiais de apoio e os medicamentos para que o serviço comece a funcionar”, afirma. Profissionais da Secretaria da Saúde e do HU, previamente treinados por aquele órgão, estão repassando os conhecimentos para os demais membros da equipe que servirá como referência naquele Hospital. A equipe se constitui de médico, enfermeira, assistente social e nutricionista. A Fundação Municipal de Saúde, por meio da coordenação municipal do programa, tem entre outras responsabilidades, como credenciar o serviço no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde - CNES e dispensar os materiais e medicamentos recebidos do INCA para a Unidade de Tratamento do Fumante e, conforme seu planejamento, descentralizar este Serviço para outras Unidades de Saúde de Teresina.