Acontece hoje, 05, na Regional de Saúde de Parnaíba, a capacitação para realização da Campanha de Vacinação contra Raiva, destinada aos profissionais da saúde envolvidos na campanha. A campanha é nacional e o dia “D” acontecerá no dia 22 de setembro. Todos os municípios ligados à Regional estarão disponibilizando as vacinas nos postos de saúde. Em maio foi realizada uma campanha local recomendada pelo Ministério da Saúde, devido a casos de raiva canina que surgiram na cidade de Parnaíba. “A campanha do dia 22 de setembro é nacional e todas as pessoas devem levar seus cães e gatos para vacinar novamente,” disse Maurício Carvalho, diretor da Regional. A vacinação dos animais é a única maneira de controlar a raiva, pois após a instalação do quadro clínico não existe nenhum tratamento específico que possa levar à cura; o que existe são apenas procedimentos que diminuem o sofrimento do paciente. A descoberta da vacina foi feita pelo microbiologista francês Louis Pasteur, que a desenvolveu em 1886. A raiva é uma doença causada por vírus que se encontra na saliva do animal infectado e pode afetar todos os mamíferos, inclusive o homem. A sua forma de transmissão se dá por meio de mordida ou arranhão de um animal infectado. Os primeiros sintomas podem se apresentar apenas com dor no local da mordida, náuseas, vômitos e mal estar. No cão, a fase inicial é de agressividade exagerada, tristeza e mau humor sem motivo; o animal pode também babar bastante e ter dificuldade para ingerir água. Caso seja observada alguma suspeita no animal, o mesmo deve ser isolado e seu dono deve procurar imediatamente orientações no posto de saúde mais próximo.