Acontece, acontece hoje, 03 e amanhã, 04 e nos dias 05 e 06 o curso de Capacitação em Diagnóstico e Tratamento da Dengue e Febre Hemorrágica de Dengue (FHD) destinado a médicos e enfermeiros de todos os municípios ligados à Regional de Parnaíba que prestam assistência nas unidades básicas de saúde e unidades de referência. Segundo Maurício Carvalho, diretor da Regional de Saúde de Parnaíba, esse curso acontece para preparar antecipadamente os profissionais de saúde sobre a doença, que tem seu período crítico nos meses chuvosos devido ao grande acúmulo de águas parada, oferecendo mais informações para o aperfeiçoamento do diagnóstico e do tratamento da dengue. O objetivo do treinamento é capacitar os profissionais da saúde envolvidos na atenção aos pacientes com dengue, visando a melhoria da qualidade da assistência médica e redução da taxa de letalidade das formas graves da doença. Segundo informações do Ministério da Saúde, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo. No Brasil os dados fornecidos pelo Ministério mostram que até o dia 12 de março de 2007 foram notificados 85.018 casos no país. No período de janeiro a fevereiro os dados preliminares mostram que houve um aumento de 29,58% em relação ao mesmo período do ano passado. O estado que apresenta o maior número de caso é o Mato Grosso do Sul, com 40.187 casos, o que equivale a 50,4%. A Região Nordeste obteve um aumento de 1,1% em relação ao ano passado, apresentando 10.139 casos notificados; sendo o Maranhão o estado com maior número de notificações, 2.548. O Piauí notificou até o dia 18 de agosto 10.254 casos, sendo 65 casos de dengue e 10 óbitos. Teresina tem o maior número de notificações, 4.420 seguida de Parnaíba, com 1.038; Pedro II, 264; Piripiri, 331; Piracuruca, 258; Buriti dos Lopes, 375; São Raimundo Nonato, 247 e Castelo do Piauí, 301. O Ministério da Saúde acredita que a intensificação do conjunto de ações para prevenção da dengue permite um melhor enfrentamento do problema e a redução do impacto da doença no Brasil.