Trabalhar para o desempenho da saúde dos seus pacientes. Este é o principal objetivo que os profissionais do Hospital Areolino de Abreu e do CAPSI - Centro de Apoio Psicossocial Infantil vêm desenvolvendo junto ao projeto “Prato cheio de Arte e Cultura”, da Universidade Federal do Piauí em parceria com o Hospital, em prol do bem-estar de seus pacientes. O projeto, que contou com quinze crianças atendidas pelo CAPSI, encerrou na última quarta-feira, dia 15, suas atividades dinâmicas que foram realizadas no período de 23 de julho a 10 de Agosto. Os pacientes puderam participar de um curso com oficinas de desenhos de humor com o intuito de melhorar a capacidade de concentração, é o que informou a professora de arte e coordenadora do projeto “Prato cheio de Arte e Cultura”, Carla Pedrosa. “Eles adoram desenhar, então fomos buscar por meio do desenho de humor uma forma para aumentar a capacidade de concentração dos pacientes. No início foi difícil, mas agora a gente pode ver com o resultado da oficina o quanto a mesma foi produtiva para eles”, diz. Kleiton Araújo, 13 anos, foi um dos participantes do curso e afirma “Achei bonito, quero fazer outros”. Mas não foram somente as crianças que gostaram das oficinas, as mães também aprovaram a idéia. “Gostei de ver meu filho fazendo uma coisa que ele tanto gosta que é desenhar, principalmente porque ele tem uma grande facilidade para o desenho, basta ele olhar e pronto. Eu acho que essa oficina conseguiu desenvolver mais a mente de todos”, destacou Maria do Socorro Araújo, mãe do garoto. Segundo a diretora administrativa do CAPISI, Manoela Castro, “O curso foi uma experiência boa, pois agradou a todos e ainda serviu para a melhoria da questão terapêutica de cada um dos participantes”. O projeto “Prato cheio de Arte e Cultura” já existe há três anos e acontece uma vez a cada semestre, através de oficinas gratuitas em igrejas, comunidades de bairro, hospitais, no sentido de socializar os conhecimentos dentro da cultura e educação. Atualmente cerca de 50 profissionais trabalham com o projeto.