A cidade de Parnaíba encerrou nessa semana sua segunda turma do Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em saúde, o Proformar. O programa conta com apoio de algumas instituições do município e do estado, inclusive da Regional de Saúde de Parnaíba, que oferece além do espaço físico, um apoio técnico para a realização do programa nesta cidade. O Proformar capacita profissionais do Sistema Único de Saúde de níveis federais, estaduais e municipais que atuam no controle de doenças, epidemiologia, vigilância e promoção da saúde, para que os agentes possam oferecer um trabalho de qualidade para comunidade e desenvolver ações de vigilância em saúde através de um novo contexto. A Regional de Saúde de Parnaíba apóia o programa devido a essa necessidade de capacitar não apenas os seus profissionais, como também todos aqueles que realizam ações de vigilância em saúde. “O incentivo da Regional é a qualificação dos profissionais para melhorar o desempenho de suas atividades.”, disse Inêz Dourado Moraes, técnica da FUNASA. O programa além de contribuir para uma qualificação coletiva estimula a continuidade de uma educação permanente. Segundo a gerente estadual do Proformar, Maria do Socorro Martins, o programa é muito bem aceito na cidade de Parnaíba, principalmente pelos profissionais do estado e do município e ainda existe uma procura muito grande. “Há uma expectativa para formação da terceira turma em Parnaíba e posteriormente estender aos municípios vizinhos que pertencem à Regional.”, ressalta Socorro Martins.