“Fique Ativo. Vacine-se contra a gripe”, é o slogan da campanha de vacinação contra o influenza para idosos, cujo Dia Nacional é comemorado amanhã, 28 de abril. O objetivo é vacinar a população com 60 anos e mais, contribuindo para a diminuição da morbimortalidade por esse vírus e suas complicações. A campanha teve início no dia 23 de abril e vai até 04 de maio. As atividades serão abertas pelo secretário Assis Carvalho e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando, a partir das 9h, na Unidade de Saúde São Camilo, no bairro Lourival Parente, zona Sul da capital. “O Piauí desde do início das campanhas de vacinação, em 1999, tem atingido coberturas acima da média nacional”, afirma a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Raimunda Damasceno. O Piauí implantou desde abril de 2006, a Vigilância Epidemiológica de Influenza, neste sentido instalou fora instalados duas Unidades Sentinelas no Estado e preparados profissionais para o atendimentos dos casos. As unidades funcionam dentro do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela e no Hospital Municipal Dirceu Arcoverde. “Já existe um plano da Secretaria de Saúde para ampliar a rede de unidades sentinelas para pontos estratégicos como os municípios de Parnaíba e São Raimundo Nonato”, explica Raimunda Damasceno. Em 1999, foram vacinados contra o influenza 135.825 indivíduos na faixa etária de 65 anos e mais, atingindo 97,79% de cobertura vacinal. Em 2006, a cobertura superou os índices atingidos entre os anos de 2000 a 2005, perfazendo um total de 94,33%. “Tivemos 100% de homogeneidade no ano passado, todos os municípios alcançaram a meta mínima de 70% de cobertura”, afirma a coordenadora. Para este ano a meta é vacinar 251.804 indivíduos com 60 anos e mais. A Secretaria de Saúde em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e as secretarias municipais disponibilizou 1.940 postos fixos de vacinação, 5.825 profissionais e cerca de 1.500 veículos para garantir a cobertura de todo o Estado. Saiba mais sobre o influenza O influenza ou gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde formas leves e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. E qual a diferença entre o influenza e o resfriado comum? Ambas são doenças do trato respiratório, embora causadas por diferentes vírus. Em geral, os sintomas da influenza são mais intensos que no resfriado, tais como febre, dores no corpo, cansaço extremo e tosse seca. Pessoas com resfriado são mais propensas a congestão nasal e à coriza e, geralmente, podem evoluir para complicações sérias, como a pneumonia bacteriana, demandando hospitalizações. O vírus influenza é disseminado pelas vias respiratórias, quando os indivíduos infectados o transmitem por meio de gotículas: ao falar, espirrar e tossir.