Representantes dos Ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e representantes dos Conselhos Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutrição participam nos próximos dias 23 e 24 da 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece no Rio Poty Hotel. A presidente do Consea - PI, nutricionista Theonas Gomes destacou que o objetivo da 3º Conferência Estadual é discutir as prioridades da política estadual de segurança alimentar e nutricional e a institucionalização do Sistema Estadual de segurança alimentar e Nutricional (Sisan). A Secretaria de Saúde tem assento no conselho e se acordo com a conselheira, Norma Sueli Alberto, dessa conferência saem as deliberações que estabelecem as diretrizes para o Sisan. “Essas conferencias acontecem de forma simultânea em cada Estado e são essas discussões que vão subsidiar o debate na Conferência Nacional que acontece em julho”, disse. Os delegados do Piauí que participarão dessa conferência estadual foram eleitos nas etapas regionais nos municípios de Pedro II, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Teresina. São 405 delegados inscritos para o evento em Teresina, sendo que 44 deles estarão em Fortaleza representando os municípios do Piauí. Durante a conferência, serão realizados dois painéis, sobre A política de segurança alimentar e Nutricional e a Soberania Alimentar por um Desenvolvimento Sustentável, e Plano de Aceleração do Crescimento - PAC, impacto sobre a segurança alimentar e nutricional. Cinco debates serão realizados ao longo dos dois dias. Os trabalhos de grupo seguirão três eixos temáticos: segurança alimentar e Nutricional nas estratégias regionais de desenvolvimento, Política Nacional de segurança alimentar e Nutricional e Sistemas Estadual e Nutricional (SAN). Duas plenárias serão realizadas no último dia, uma delas encerrando a programação. A 3ª Conferência, que vai discutir as prioridades da política de segurança alimentar do Estado, tem como objetivo constituir o Sistema Estadual de segurança alimentar e Nutricional, é uma preparação para a 3ª Conferência Nacional, prevista para 3 e 4 de julho em Fortaleza (CE).