O Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, recebeu hoje um tomógrafo e um gasômetro. A entrega foi feita pelo governador Wellington Dias e pelo presidente da Fundação Latino Americana para o Desenvolvimento da Saúde e Educação da Phillips, Horácio Almendra, em solenidade que contou com a presença do prefeito do município, José Hamilton Castelo Branco, do deputado federal Nazareno Fonteles, do diretor da Unidade de Organização Hospitalar, Telmo Mesquita, que representou a secretária de Saúde Tatiana Chaves, e do diretor do hospital, Eduardo Nogueira, dentre outros. A Fundação Latino Americana para o Desenvolvimento da Saúde e Educação da Phillips, que tem à frente o piauiense Horácio Almendra, já fez vários investimentos no hospital de Parnaíba, seja na estrutura física, com a reforma de parte do hospital, ou com a doação de equipamentos, sendo que esses investimentos totalizam hoje a marca de R$ 2,2 milhões. Durante a entrega, o governador Wellington Dias lembrou de como era a estrutura do hospital em 2003 e da difícil decisão de ter que fazer uma intervenção naquela casa de saúde. “Naquele momento cheguei a conclusão de que não é difícil construir prédios, o que é completo é estruturar o SUS e torná-lo resolutivo”, destacou. O governador ressaltou ainda que vem cobrando que o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que está sendo implantando pelo Governo do presidente Lula comece a ter medidas corajosas na área da saúde, como a implantação do cartão SUS, que irá garantir mais recursos para o hospital que atende mais, dentre outras medidas. Já o presidente da Latino Americana para o Desenvolvimento da Saúde e Educação da Phillips, Horácio Almendra, falou da alegria de poder retornar ao hospital de Parnaíba e de poder ajudar mais uma vez aquele hospital, ressaltando a importância de se aliar educação e saúde. “Vamos continuar caminhando juntos e os senhores podem contar sempre com o meu apoio e meu espírito crítico”, disse. O deputado federal Nazareno Fonteles aproveitou a fala do presidente da Fundação Latino Americana para dedicar aquele momento especial ao ex-diretor do Colégio Dom Barreto. “Dedico mais uma conquista pela qual passa esse hospital ao professor Marcílio Rangel, que dedicou sua vida inteira à excelência do serviço”, ressaltou. O diretor de Organização Hospitalar da Secretaria Estadual da Saúde, Telmo Mesquita, ressaltou a importância dessa parceria com a Phillips no sentido de que através dela já foram levados muitos benefícios para o hospital de Parnaíba e para a saúde do Estado. “Essa parceria, que garantiu a implantação da mais moderna UTI do Estado neste hospital e agora a doação desses equipamentos, bem como a atuação da Secretaria no sentido da implantação do SAMU, da reforma do Pronto-Socorro e a realização de concurso público para contratação de profissionais faz com que o hospital tenha pela frente um grande desafio, que é se tornar referência estadual no atendimento de média e alta complexidade”, destacou o diretor. O prefeito José Hamilton também enfatizou a alegria desta parceria tanto com o Governo do Estado com a iniciativa privada, representada no caso pela Phillips, para trazer melhorias para o município. “Estava muito feliz de está aqui mais uma vez podendo contar com a iniciativa privada, em especial com a ajuda do doutor Horácio Almendra, que através da da Fundacao Latino Americana muito nos tem ajudado”, afirmou.