A partir desta sexta-feira (20), pacientes de Teresina que possuam encaminhamentos realizados pelo Sistema Gestor Saúde (oriundos da Fundação Municipal de Saúde de Teresina) para hospitais estaduais em Teresina (HGV, HILP, Natan Portela, HPM, Hospital do Mocambinho, Nova Maternidade Evangelina Rosa, Hospital Areolino de Abreu e Hospital do Mocambinho) não precisarão mais se deslocar até os hospitais para revalidá-los no sistema Regula Piauí (que faz a regulação em todo o estado do Piauí, antigo sistama Hydra). Agora, os pacientes poderão realizar  a marcação de consultas e exames por telefone.  A medida visa facilitar o acesso aos serviços de saúde e oferecer mais comodidade à população.

Por meio dessa Central de Marcação de Consultas e Exames, entrando em contato pelo número (86) 2222-7150, a equipe responsável realizará a validação diretamente no sistema Regula Piauí. Por meio do WhatsApp, o paciente envia a foto do documento emitido pela FMS Teresina.  Esse serviço de atendimento da Central funcionará em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O sistema está em fase de testes desde a última terça-feira (17) para pacientes que procuraram o Hospital Getúlio Vargas (HGV), na capital. Já foram registradas 351 validações: 141 no primeiro dia e 210 nesta quarta-feira (18).

Segundo Antonio Luiz, secretário Estadual de Saúde, a medida irá "agilizar os processos, evitar deslocamentos desnecessários e oferecer mais um canal de atendimento, mais eficiente e humanizado à população", destaca.

Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Sesapi voltadas para modernizar o sistema de saúde e melhorar a experiência dos usuários. Com isso, a Sesapi busca garantir que os pacientes tenham acesso facilitado aos serviços e menos burocracia no atendimento.