O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, já realizou um total de 2.122 cirurgias ortopédicas em 2024. Só no último mês de novembro foram contabilizados 215 procedimentos cirúrgicos, resultando em um tempo médio de espera de internação de quase quatro dias, registrado em agosto, para menos de dois dias e meio. 

Os números são resultados dos investimentos da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), que intensificou o fornecimento de órteses, próteses e materiais especiais, possibilitando inclusive a realização de novas modalidades de procedimentos cirúrgicos, como as de fêmur. 

“Isso representa um avanço significativo para a população de Picos e municípios da região, que conseguem acessar aos serviços de saúde na rede pública e solucionar seus problemas de saúde perto de onde moram”, destaca Ediney Rodrigues, diretor-geral do Hospital Regional Justino Luz.

Além disso, também foram autorizadas a realização de cirurgias extras aos sábados. “Com isso, esse quantitativo aumentou consideravelmente e, consequentemente, reduziu o período de estadia do paciente na unidade”, enfatiza Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi. 

O Hospital Regional Justino Luz vem passando por um processo de transição, para se tornar um complexo materno-infantil. Em junho, o hospital ganhou uma Unidade de Internação Pediátrica com 28 leitos, um posto de enfermagem, áreas de repouso e uma sala de brinquedoteca.