Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Em Picos, Central de Diagnósticos da Sesapi oferece atendimento a crianças com cirurgião pediátrico
Para ser encaminhado ao especialista, o paciente deve passar primeiro pelo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus municípios.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) passou a ofertar para a população de Picos e dos Vales do Guaribas e Itaim o serviço de consultas com cirurgião pediátrico na Central de Diagnósticos. Para ser encaminhado ao especialista, o paciente deve passar primeiro pelo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus municípios.
“Para realizar a consulta com nossos especialistas, é necessário que o usuário faça seu primeiro atendimento em uma UBS. Logo em seguida, dependendo da necessidade, ele é encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde para marcar a consulta na Central de Diagnósticos”, detalha a coordenadora do Centro de Diagnósticos de Picos, Thalita Albano.
Além das consultas com cirurgião pediátrico, as crianças de Picos e dos 42 municípios da macrorregião também contam com médicos pediatras. “Aqui, os pacientes são acolhidos e atendidos pelo profissional. A divisão de vagas por município é realizada através da regulação. A vinda do cirurgião pediátrico foi uma vitória para os municípios, pois, antes, os pacientes precisavam se deslocar até Teresina, e hoje podem realizar consultas e cirurgias aqui mesmo”, lembra Thalita Albano.
Além dos atendimentos com médicos pediatras e cirurgiões, a Central de Diagnóstico de Picos oferta exames de ultrassom e exames cardiológicos, além de consultas com cardiologia, endocrinologia, ginecologia, otorrinolaringologia, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, gastroenterologia, neurocirurgia e sala para atendimentos pelo programa Piauí Saúde Digital.
“A Central de Diagnóstico objetiva o fortalecimento da regionalização dos serviços de saúde, acolhendo os pacientes que forem encaminhados por meio do sistema de regulação”, disse o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.