A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), realizou, nesta sexta-feira (27), um evento em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. Com o tema “Eu me comunico com segurança”, o evento teve como objetivo ressaltar a importância da comunicação eficaz e não violenta entre os profissionais de saúde, um fator essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes.

A psicóloga Luana Santos conduziu a palestra “Comunicação Não Violenta para Profissionais de Saúde”, na qual destacou como a comunicação adequada pode impactar diretamente na qualidade do atendimento prestado. "Quando a equipe está bem alinhada e se comunica de forma eficaz, os pacientes se sentem mais seguros e bem assistidos. Nosso objetivo é promover uma comunicação mais empática, assertiva e não violenta", afirmou.

Durante o evento, também foram apresentados os indicadores de comunicação da NMDER, evidenciando como a melhoria na interação entre os profissionais tem contribuído para a redução de erros e eventos adversos, fortalecendo a segurança no ambiente hospitalar.

“A Organização Mundial da Saúde definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Aqui na maternidade, focamos na comunicação afetiva e assertiva, pois ela permeia todas as metas de segurança”, comentou Cilene Crizóstomo, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da NMDER.

O evento incluiu ainda atividades como ginástica laboral, apresentações artísticas, concurso de vídeos entre os setores e sorteios de brindes, promovendo a integração e o engajamento de todos os participantes.

Por Júlia Albuquerque (Ascom/NMDER)