A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, em Parnaíba, mais de 500 cirurgias de catarata em pacientes da Região dos Cocais e Planície Litorânea. Os procedimentos foram realizados no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob a gestão do Instituto de Saúde e Cidadania (ISAC).

A triagem foi realizada em 700 pessoas entre os dias 1º e 8 de agosto. Destas, 553 passaram por cirurgia entre os dias 14 e 18 de agosto.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados”, exalta Wal França, diretora-geral do HEDA. “O mutirão tanto restaura a visão, quanto contribui para a melhoria geral da qualidade de vida. A capacidade de enxergar com clareza é fundamental para o bem-estar e a participação ativa na sociedade”, acrescenta.

“O sucesso do mutirão reflete nosso compromisso com a melhoria da vida dos nossos pacientes. A visão é crucial para a saúde e a cirurgia pode fazer uma diferença significativa na vida das pessoas”, pontua Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA. 

Até o final de 2024, o Governo do Piauí pretende realizar 28.364 cirurgias e 35.454 consultas no maior mutirão de catarata já realizado no Estado, reafirmando o compromisso com a saúde ocular e o bem-estar da população do Piauí.