A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou, nesta quinta-feira (22), um evento que reúne os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) para discutir o fortalecimento e ampliação dos serviços de combate às Infecções  sexualmente transmissíveis ( IST). 

Essa é a 9ª edição do evento, que conta com a participação de profissionais e gestores de saúde do estado e municípios piauienses. Na oportunidade, técnicos do Ministério da Saúde apresentaram dados  sobre o serviço, além de novas informações e atualizações dos protocolos de atendimento.  

“Apresentamos nossos números e as ações de cada CTA e SAE do estado. Esse ano vamos fazer uma carta, que a gente vai encaminhar para o gestor estadual e municipais, para fortalecermos essa estratégia de ampliação dos serviços”, afirmou Cristiana Rocha, coordenadora do CTA estadual.

Os CTAs e SAEs desempenham um papel crucial no Sistema Único de Saúde (SUS), não apenas por oferecerem testagem e aconselhamento em questões de saúde, mas por atuarem como referência para o treinamento de profissionais de saúde em toda a rede pública. 

“Esses serviços existem para referenciar, para treinar, para fortalecer a rede, para atender os mais vulneráveis e garantir o acesso ao SUS. Buscamos essa parceria para que a atenção básica em todos os municípios possam atender a população integralmente”, pontuou a gestora. 

O evento acontece na Superintendência do Ministério da Saúde, em Teresina, e termina nesta sexta-feira (23). A programação inclui exposições e debates com especialistas, abordando temas como a gestão do CTA, atualizações sobre o boletim epidemiológico do Piauí e a prevenção combinada no SUS.