O Hospital Regional de Campo Maior (HRCM), gerenciado pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, promoveu treinamento para os colaboradores sobre práticas de paracentese e toracocentese. O evento proporcionou aos médicos da instituição uma oportunidade de atualização sobre as técnicas mais recentes dos procedimentos, que são fundamentais na emergência.

A paracentese é um procedimento em que se usa uma agulha para retirar o excesso de líquido da barriga em pacientes com suspeita ou diagnóstico de ascite, que é quando há acúmulo de líquido na região abdominal. Já a toracocentese é semelhante, mas é feita no tórax para remover fluidos do espaço ao redor dos pulmões. 

“A atualização constante é fundamental para garantir a qualidade no atendimento e a segurança dos nossos pacientes. Este tipo de treinamento é essencial para manter nossa equipe bem preparada e alinhada com as melhores práticas”, afirma o diretor geral do HRCM, Edson Eduardo Pramparo.

A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), mantém uma prática institucional dedicada à qualificação e preparação contínua de seus profissionais. Este compromisso inclui treinamentos, qualificações e educação permanente, ações fundamentais para que os profissionais estejam prontos para qualquer urgência e emergência. A abordagem melhora a assistência prestada e garante que todos os usuários do sistema SUS recebam atendimento de qualidade.

Nos dias 8 e 9 de abril deste ano, por exemplo, o ambulatório de fisioterapia do hospital realizou uma importante capacitação voltada para os maqueiros da instituição. Entre os dias 12 e 17 do mesmo mês, o HRCM promoveu diversas iniciativas voltadas para a capacitação de seus colaboradores em higienização, limpeza e segurança.