O Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM-PI),vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está passando por uma ampla reforma e ampliação de sua estrutura, saindo de 57 para 106 leitos de internação nas especialidades ortopedia, dermatologia, planejamento familiar e cirurgia geral.

Com a reforma, serão 8 salas modernas no centro cirúrgico, sendo que seis já foram entregues. A segunda etapa da reforma já foi iniciada para a entrega de mais duas salas e uma de recuperação pós-anestésica.

O setor de dermatologia já está instalado com cinco novos consultórios, 01 sala de procedimento, 01 laboratório de baciloscopia e micologia. Os outros consultórios também serão ampliados com oito deles ortopédicos, dois voltados para planejamento familiar, dois para cirurgia geral e um para o atendimento de pacientes especiais da odontologia.

Segundo o diretor técnico do hospital, Miguel Teixeira, a reforma da Central de Esterilização de Materiais (CME) também já foi iniciada. “A esterilização dos materiais do hospital com três máquinas novas, que vão garantir mais segurança nos procedimentos”, diz.

De acordo com o diretor do hospital, coronel Leandro de Melo Castelo Branco, a unidade de saúde vai aumentar a capacidade de atendimento e assistência diária aos pacientes.

“Estamos nos adaptando para ter um novo perfil do hospital. O setor de ortopedia que funcionava no HGV vai ser mudado integralmente para atendimento no Hospital da Polícia Militar. Vamos aumentar a assistência nessa especialidade no Piauí”, afirma.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, afirma que o HPM vem se destacando pela relevância da assistência prestada à população.

“O processo de modernização do HPM vai tornar a unidade um centro de referência em ortopedia, dermatologia e planejamento familiar do estado”, acrescenta.