A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), por meio da Coordenação de Imunização, vai trabalhar a Campanha de Vacinação nas Escolas, que começa no dia 18 de março e vai até 19 de abril de 2024, junto com os municípios a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estadual da Assistência Social. 

O objetivo é priorizar a atualização das carteiras de vacinas de crianças e adolescentes de até 15 anos da Educação Básica, Fundamental e Médio.

“A orientação do ministério é que os municípios estejam nas escolas realizando a verificação de caderneta e fazendo a  vacinação desse público, para mantermos nossas crianças e adolescentes protegidos de várias doenças.  A Sesapi já está articulando ações com os municípios para efetivar também essa campanha’, lembra a coordenadora e Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro. 

As vacinas prioritárias para Educação Infantil são: VIP, VOP, tríplice viral, DTP e para o Ensino Fundamental e Médio: HPV, meningocócica ACWY, febre amarela, dupla adulto (dT).

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, a secretaria está buscando articulação com a Seduc, Sasc e as pastas de Educação e Saúde dos municípios para trabalhar as estratégias que serão utilizadas para ampliar a vacinação desse público.

“A intenção é realizar um trabalho em conjunto com a educação, para unirmos forças e assim conseguirmos um número maior de crianças e adolescentes protegidos de diversas doenças”, lembra.