Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Primeiro CEO estadual segue com obras aceleradas
A unidade irá funcionar no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV)
As obras estruturais do Primeiro Centro de Especialidades Odontológicas Estadual (CEO Tipo III) seguem em ritmo acelerado. A unidade irá funcionar no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e contará com 07 consultórios com equipamentos modernos, garantindo atendimento de qualidade para a população de Teresina e de outros municípios que fazem parte da Macrorregião Meio Norte.
Após a conclusão da obra física, o processo passará pela preparação do CEO para dar início aos atendimentos da população, com a compra de equipamentos e insumos para realizar o atendimento dos pacientes regulados ao serviço.
O centro trará para os piauienses atendimentos especializados na área de cirurgias odontológicas, periodontia especializada, endodontia, diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca. Para ter acesso ao atendimento do CEO, a população precisará ser regulada através da sua unidade básica de saúde, pelas equipes de saúde bucal que atuam na Macrorregião.
“O Centro disponibilizará a população da Macrorregião Meio Norte, atendimento de saúde bucal especializado, levando qualidade de vida para população que passar pelos atendimentos. É importante lembrar ainda, que a instalação de outros Centros também fazem parte do Plano de Expansão da Atenção Primária”, fala a coordenadora de saúde bucal da Sesapi, Roberta Alvarenga Salvador.
Além de Teresina, os municípios de Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano também devem receber Centros de Especialidades Odontológicas tipo 3, garantindo assistência odontológica especializadas para suas macrorregiões.
“Nós também estamos estudando a implantação de um CEO estadual em Uruçuí. O diferencial desses centros é principalmente o atendimento a toda a população da macrorregião correspondente, diferentemente dos centros municipais que apenas atendem aos residentes da cidade onde funcionam”, explica a coordenadora de saúde bucal da Sesapi.