O Programa Vida no Trânsito, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), participou nesta quarta-feira (22), do I Simpósio Piauiense sobre Trânsito. Com o tema “No trânsito escolha a vida!”, o evento foi realizado pela Comissão de Direito do Trânsito, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI). O simpósio discutiu mobilidade urbana e os impactos dos traumas nos acidentes de trânsito.

De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), em 2022 foram registradas 822 mortes no trânsito do Piauí, o que representa um número 75% maior que a média nacional.


 
O Coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Sesapi, Telmo Mesquita, foi um dos palestrantes e falou sobre os riscos e impactos dos traumas nos acidentes de trânsito, apresentando também o funcionamento da RUE-Rede de Urgência e Emergência do Estado.

“Os acidentes de trânsito representam a terceira causa de morte da população em geral, impactando principalmente pessoas de 5 a 29 anos de idade. As sequelas dos acidentes provocam uma sobrecarga no sistema de saúde. Temos que conscientizar para reduzir estes acidentes”, afirma.