Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV passa a atender pacientes por meio da Linha de Cuidado do Infarto
A Linha de Cuidado do AVC foi implantada no HGV em junho deste ano e nesse final de semana, o hospital recebeu os primeiros pacientes para o tratamento do IAM.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) passou a receber pacientes vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). A ação faz parte das Linhas de Cuidados do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) implantadas pelo Governo do Estado. O objetivo é reduzir a morbimortalidade por essas causas no Piauí.
A Linha de Cuidado do AVC foi implantada no HGV em junho deste ano e nesse final de semana, o hospital recebeu os primeiros pacientes para o tratamento do IAM.
“É muito importante o início desse atendimento nessa Linha de Cuidado, pois vamos prestar os primeiros cuidados do paciente vítima de infarto, prevenindo sequelas e até mesmo o óbito. O HGV passa a fazer parte da Linha do IAM já existente no Estado, explica a diretora-geral, Nirvania Carvalho
O paciente A.V.B.F, 57 anos, recebeu o primeiro atendimento na Upa do Renascença e foi transferido para a UTI Cardiológica do HGV. Já o paciente J.G.C, de 54 anos, passou mal na zona rural do município de Altos e veio através do SAMU para UTI do HGV.
O cardiologista e coordenador da UTI cardiológica do HGV, Caubi Medeiros, disse que os cuidados adequados são importantes para a sobrevivência do paciente. “Contar com uma UTI cardíaca especializada disponível na Linha do IAM, faz a diferença no desfecho clínico favorável destes pacientes”, explica o médico.
Para o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o HGV avança mais um passo com o novo serviço. "O infarto é uma das maiores causas de mortes no Brasil e ter um atendimento de qualidade e rápido é fundamental. Com o HGV agora dando suporte a estes pacientes, avançamos ainda mais na oferta de serviço de alta complexidade", afirma.