Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
SAMU Estadual realiza Projeto SAMU da Minha Cidade: Tecendo informações para Comunidade
A ação é voltada para as cidades que contam com bases do serviço e tem como objetivo de promover o compromisso do SAMU com a Política de Responsabilidade Social do Município
A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Rede de Urgência e Emergência (RUE), está com as inscrições abertas para o Projeto SAMU da minha Cidade: Tecendo informações para Comunidade. A ação é voltada para as cidades que contam com bases do serviço e tem como objetivo de promover o compromisso do SAMU com a Política de Responsabilidade Social do Município, colaborando para a conservação do ambiente, educação em saúde e melhoria da qualidade de vida da comunidade.
“Fazer cada dia melhor faz parte do caráter do profissionais que integram o SAMU, e por isso a Coordenação do SAMU junto com RUE e SESAPI apostam também nos trabalhos de responsabilidade de social desenvolvidos nas Bases Descentralizadas como pilar básico de sua estrutura de gestão para melhorar a qualidade de vida da comunidade assistida por esses profissionais”, explica a Coordenadora Geral do SAMU no Estado, Christianne Rocha.
O Piauí possui 88 bases reguladas pelo SAMU Estadual, outras 03 que pertencem ao SAMU de Teresina e mais 06 localizadas no território da Planície Litorânea.
O Projeto SAMU da Minha Cidade: Tecendo informações para Comunidade será desenvolvido levando em considerações as dimensões internas e externas com suas respectivas categorias.
Na dimensão interna será voltado para saúde e segurança no trabalho e para projetos que buscam promover a saúde de seus colaboradores, além de obrigações legais e gestão dos recursos humanos e programas de capacitação permanentes.
Já na dimensão externa, os projetos são voltados para educação em saúde, com ações educativas em saúde que levam à reflexão/mudanças sobre o que é qualidade de vida , a partir da realidade da comunidade e de desenvolvimento humano e integração sociocultural, que busquem promover o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte,lazer,cultura e da educação.
Para inscrever seu projeto os coordenadores devem enviar o material para o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) através de um formulário on-line. Os interessados devem procurar a coordenação do NEU (neu@samu.pi.gov.br) para acessar o link do formulário.
“Os projetos poderão serem inscritos até 30 de novembro e serem desenvolvidos até janeiro. Os mesmos serão apresentados durante o I Simpósio de Atendimento Pré-Hospitalar que acontecerá no início de 2024, e os melhores projetos serão premiados. Assim, nós convocamos todos os gestores – prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios que tem a base do SAMU para apoiarem seus coordenadores a fazer e desenvolver esse trabalho junto à sua população. Isso faz parte do compromisso social do SAMU”, reforça à coordenadora.